Leite bombeado dá aos bebés bactérias diferentes das da amamentação

Um estudo recente concluiu que o aleitamento materno indireto através de leite bombeado está associado ao esgotamento de bactérias orais e a uma maior abundância de potenciais patógenos em comparação com a amamentação direta no seio.

As descobertas, publicadas recentemente na Cell Host & Microbe, sugerem que a microbiota do leite é afetada por bactérias – oriundas da boca do bebé ou de fontes ambientais, como bombas mamárias. Ainda assim, são necessárias pesquisas futuras para avaliar os efeitos que essas mudanças podem ter no microbioma intestinal e na saúde da criança.

“Este é um dos maiores estudos sobre microbiota de leite humano realizados até á data”, afirmou a autora do estudo Meghan Azad, do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Manitoba, no Canadá. “Este estudo expande consideravelmente a nossa compreensão da microbiota do leite humano e os fatores que podem influenciá-lo. Os resultados vão inspirar novas pesquisas sobre a amamentação e sobre o leite humano, especialmente relacionadas ao bombeamento.”

Anteriormente considerado estéril, o leite materno é agora conhecido por conter uma baixa abundância de bactérias. Ainda é desconhecida a forma como a microbiota materna influencia a microbiota infantil. Ainda assim, essa comunidade complexa de bactérias no leite materno pode ajudar a estabelecer a microbiota intestinal do bebé.

Desta forma, interrupções neste processo podem alterar a microbiota infantil, causando predisposição a doenças crónicas, como alergias, asma e obesidade, avança o ScienceDaily.

A equipa de Azad procedeu ao sequenciamento de genes bacterianos em amostras de leite de 393 mães saudáveis, três meses após o parto. Os cientistas analisaram a composição da microbiota do leite e de que forma ela é afetada por fatores maternos, eventos inicias da vida, práticas de amamentação e outros componentes do leite.

Entre os diversos fatores analisados, os investigadores descobriram que o modo de amamentar foi o único fator consistente diretamente associado à composição da microbiota do leite.

A amamentação indireta foi associada a uma maior abundância de possíveis “patógenos oportunistas”, como Stenotrophomonas e Pseudomonadaceae. “O aumento da exposição a potenciais patógenos no leite materno pode representar um risco de infeção respiratória na criança, explicando o motivo pelo qual as crianças alimentadas com leite bombeado sofrem um maior risco de asma”, afirmou o primeiro autor Shirin Moossavi, da Universidade de Manitoba.

Para determinar se este cenário está, de facto, correto, serão necessárias pesquisas adicionais sobre de que forma as mudanças na microbiota do leite afetam a colonização do microbioma intestinal do bebé, algo que influencia a saúde da criança.

Por outro lado, a pesquisa demonstrou que a amamentação direta, sem recurso a uma bomba, foi associado a micróbios comummente encontrados na boca, assim como a uma maior riqueza e diversidade bacteriana.

No fundo, os resultados sugerem que a amamentação direta facilita a aquisição de microbiota bucal, enquanto que a amamentação materna indireta leva ao enriquecimento com bactérias ambientais (associadas à bomba).

“Contrariamente ou em adição à hipótese de que as bactérias lácteas provêm do intestino materno, estes resultados sugerem que as bactérias orais do bebé são importantes na formação da microbiota do leite. Estudos mecanísticos serão necessários para confirmar esta hipótese, mas, caso se comprove, poderiam fornecer novas e excitantes oportunidades para entender e modificar a microbiota do leite”, afirma o cientista.

Curiosamente, os investigadores também observaram diferenças na microbiota do leite dependendo do sexo do bebé. Estas descobertas apoiam a tese de que a microbiota do leite é parcialmente derivada da cavidade oral do bebé, que pode diferir em bebés de sexos distintos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …