/

Podem não existir leis da Física nos confins do Universo

50

Um estudo recente – e controverso – sugere o que o Universo pode ser um pouco diferente do que se julga, pelo menos no que diz respeito às leis que o regem.

Uma equipa de investigadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, descobriu discrepâncias na constante de estrutura fina, o nome dado a um número que os cientistas acreditam que permanece imutável e que descreve como é que as partículas subatómicas interagem umas com as outras.

Os investigadores chegaram a esta conclusão a partir de medições de luz emitidas a quase 13 mil milhões de anos-luz. O artigo científico foi publicado na Science Advances.

Depois de analisarem quasares, corpos celestes localizados no que é conhecido como “fim do Universo”, os cientistas concluíram que só observavam o fenómeno em algumas direções – o que sugere que as leis da Física podem não se manter constantes nos confins do Universo.

De acordo com o Futurism, os moldes atuais presumem que o Universo se expande em todas as direções. No entanto, se este novo estudo estiver correto, o Universo é uma estrutura dipolar, não muito distinta dos pólos norte e sul de um íman.

O físico John Webb admite que esta descoberta é muito ousada e é cético quanto às suas conclusões. Ainda assim, o investigador defende que vale a pena explorar esta teoria em medições futuras.

Novos instrumentos e novas tecnologias, como métodos de análise de Inteligência Artificial, poderão fornecer dados de maior qualidade para explorações futuras.

ZAP //

50 Comments

  1. Acho piada a duas expressões utilizadas na notícia. Não são expressões do ZAP, são da notícia que o Zap se limitou a transmitir. São elas:
    a – “confins do universo”
    b – “bordas do universo”
    Perante isto, fica-se com a ideia de que, afinal, o Universo é finito. E eu que pensava o contrário!

    • Caro leitor,
      Não é totalmente consensual que o Universo seja infinito, mas essa é uma discussão em que o ZAP está longe de querer entrar.
      Ainda assim, se considerarmos que a idade do Universo é de sensivelmente 13 mil milhões de anos, se nos estivermos a referir a algo que acontece a mais ou menos 13 mil milhões de anos-luz de distância, é mais ou menos pacífico considerar que podemos referir-nos aos “confins do Universo” – seja ele finito ou não – mais ou menos com a mesma precisão com que sabemos que a idade do Universo é “sensivelmente” a que é. Não acha?

      • Caro Zap, quis dar a sua achega ao meu comentário, tudo bem, não discordo disso. Mas, se reparou, eu não estava a rebater o conteúdo da notícia e muito menos as expressões que destaquei como que elas sejam de seu alvedrio. Elas terão sido utilizadas, certamente, para traduzir as que constavam do artigo original que a notícia refere.
        “Nos confins do universo” até se aceita, se com elas se quiser dizer, por exemplo, “na lonjura do universo”, “na sua infinita distância”.
        Agora quanto às “bordas” isso tende a delimitá-lo, não acha?
        Cumprimentos.

      • Acho magnifico que um site de noticias responda directamente aos comentários! heheheh

      • Eu disse que penso que não é? Tu disseste que pensavas que é infinito. Por isso perguntei a ti porque pensas, ou pensavas, isso. Tu respondeste com uma pergunta mas deve haver uma razão para teres essa convicção. Não és obrigado a responder, claro.

      • A minha resposta ao teu comentário/pergunta foi a que foi por ter considerado que a tua pergunta trazia, como diz o povo, «água no bico».
        Mas, à parte esta consideração, essa tua pergunta não deixa de conter, ainda que por insinuação, o que parece pensares sobre a questão.

      • Gostava de conhecer a tua opinião sobre o assunto, quer dizer, a opinião já a deste mas gostava de saber em que te baseias para considerares o Universo infinito. Eu não sei se é finito ou infinito. Sei que o Cosmos tem dimensões e escalas demasiado gigantescas para que a nossa (pelo menos, a minha) limitada razão as possa entender. Às vezes baseamo-nos em suposições adquiridas há anos e esses conceitos perseguem-nos toda a vida sem os questionarmos. Outras vezes, ao questionarmo-nos, sentimos insegurança. Mas pergunto-me porque temos nós que nos sentirmos seguros em relação a estas e outras matérias se a própria vida não é segura nem permanente mas apenas um breve sopro sobre o vento?
        Desculpa não ter dado troco até agora mas não foi possível.

      • Eu acredito ser infinito, embora não tenha propriedade para fazer uma afirmação sobre este tema. Porém vale ressaltar que nenhum dos modelos da USS Enterprise ou qualquer nave da Federação de Planetas Unidos afirmou ter chegado até as bordas, ou confins do Universo.

    • Ninguém NUNCA disse que o universo é infinito, ele é finito, como se sabe disso?
      Por uma coisa chamada radiação de fundo, uma parede até onde a coisa vai.

    • Quando se fala em bordas do Universo ou confins do Universo, trata-se de mera referencia ao que é conhecido e possível observar. Não se está estabelecenfo uma fronteira física e sim a fronteira observável.

  2. Não creio que num curto espaço temporal, tenhamos condições de comprovar científica e inequivocamente se o universo é ou não finito.As bases que temos para apoiar qualquer pesquisa são baseadas em pressupostos teóricos que não desmerecendo do esforço e capacidade de quem os produziu não passam disso mesmo.Isto como é óbvio é apenas e só a opinião de um leigo.
    Cumprimentos

  3. Pela a minha logica, o fim do universo e justamente onde ele comecou, mas como o mesmo esta em expancao, ele nunnca tera fim ou confins.

    • É claro que o universo é infinito, está dúvida não existe teoricamente, no entanto sua estrutura não é uma constante, foi o que eu entendi da matéria, afinal o fato de expandir é uma dinâmica reverssiva pois em algum momento isto começou dentro de um todo pré existente dando origem ao tempo em relação a matéria, pois se o universo fosse vasio não teria como medir a expansão daquilo que é conhecido como espaço, eu vejo esta teoria de borda com muita certeza mesmo que a astronomia não verificasse está inconstância no limite observável de seus instrumentos medidores , como não aceito o Big Bang como fato para explicar a expansão ou início do universo do nada ou de um ponto mínimo infinitamente densso que explodiu vejo esta teoria como aceitável com a ressalva que a dinâmica expansiva teve início em um todo neutro e estático onde tudo se resumia a um mesmo tipo de composição , e que a dinâmica expansiva é uma reação em cadeia que é alimentada de fora para dentro numa bolha esférica , e que além da borda as leis físicas conhecidas passa por uma metamorfose do todo original para uma realidade bem mais pesada e dinâmica cujo alimento é a composição estática e desconhecida do infinito ou de uma estrutura muito maior que esta realidade que podemos observar….

  4. Não existe leis que não possam serem quebradas. Sempre haverá uma força que mude essa idéia. Ex: na Natureza tudo É relativo… É nada: se vc injetar uma grandeza ou força tudo será mudado. Então, essas leis só estão certas quando não há provas ao contrário. Einstein, chegou a um ponto em que não poderia ultrapassar e disse isso. Nada É relativo e TUDO pode ser mudado.

  5. Big crunch, big rip, entropia, devorado por inimagináveis buracos negros, canibalismo total entre galáxias, morte térmica, colisão entre multiversos, colisão de branas, parece que existem muitas maneiras de sabotar o título de “infinito” do Universo mas … quem viver, verá !

      • Como diz ditado popular: A beleza está nos olhos de quem vê !
        E como dizia Einstein: O observador é tudo !

        Logo se vê que você é suscintamente engraçado e inteligente 🙂

      • Olá Miriam. Depende do observador 🙂
        Há por aí um que não partilha dessa sua visão. Um tal de Eu!

      • Que Euzinho travesso !
        Mas como dizia Voltaire com sua deliciosa verve satirique:
        “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”

        Um ensolarado dia para “EstetaldeEu” 🙂

      • Observará o final do Universo físico. Digo observará e não verá porque nesta altura o Ser Humano não mais existirá enquanto matéria tridimensional tendo se tornado uma Energia Consciencial

        Quem viver, verá – (Toquinho)

        Não tente a vida entender
        Somente quem viver, verá
        Nem tem no mundo inteiro alguém
        Que possa seus mistérios desvendar

        A vida nos tira tudo o que nos dá
        Momentos felizes e o brilho das paixões
        Chega mudando tudo de lugar
        Ignorando nossas emoções

        Não brigo com a vida,
        Ah, não é bom brigar
        Sorrio, às vezes
        Ela sorri pra mim
        Abro caminhos
        E deixo ela passar
        De mansinho

        Devagar e com carinho
        Levo a vida assim
        Antes que ela venha
        Me levar

        Beijo no coração !

      • Todo este seu palavreado tem que ver com quê? Com a questão que levantei no meu primeiro comentário?
        Desculpe-me pela sugestão, mas não seria melhor pensar um pouquinho? Bem sei que dá trabalho, mas…

      • Lamentavelmente nem todos podemos ter sua alta performance intelectiva ou cognitiva e nem mesmo seu erudito cabedal de conhecimentos ou ainda sua prístina performance analítica. Assumo humildemente minha extrema burrice e miserável ignorância se isto fizer com que você fique menos zangado …
        Uma beijoca para ti !

  6. O que eu não posso negar é minha admiração a perfeição , que eu acho assombrosamente maravilhoso que é essa máquina universal , que só pode significar a existência do criador supremo que é tão misterioso quanto sua criação !

  7. Bom meus jovens, na dúvida do infinito ou finito quem sabe se pedir uma nave emprestada do Elon Musk e viajarem só 13 mil milhões de anos luz daí chegando lá quem sabe acabe a dúvida de vocês.

  8. Eu acredito que dentro da minha mente o Universo seja de fato infinito. Porém a que se chegar num ponto deste infinito em que haverá apenas escuridão total ou talvez a tão enigmática matéria escura. Como o universo teoricamente está em expansão a cada momento que se passa esta expansão vai abrindo caminho nesse confins do Universo.

  9. “confins” do universo deveria passar a confins do universo conhecido. Não quer dizer que seja ali o fim ‘deste’ universo, mas apenas que para além é não visivel.
    E se para lá do universo conhecido não houver nada, passa a ser o universo do nada que paradoxalmente é qualquer coisa.

  10. Se você dar um passeio envolta da Terra, poderá passar uma eternidade caminhando e dando voltas, mas nem por isso a terra é infinita. Porém esse passeio é ilimitado.
    Do ponto de vista Físico o conceito de infinito é impossível.
    Pois bem, o universo é finito e ilimitado.

  11. Difícil pensar em borda. Além da borda tem o quê, o nada? Quer dizer que existe fronteira entre o nada e algo? Se o nada existir então não existe algo, se algo existir então não existe o nada, porque nada não contém algo.

  12. Eu não acho. Tendo em vista que o próprio espaço é infinito, não consigo conceber um inicio para o mesmo. Creio que o Espaço, é infinito e sempre existiu. Acho também que os humanos classificam de universo, a parte do espaço que conhecem. Não coloco em questão a existência ou não, de um Big Bang na criação do Universo que conhecemos. Mas será mesmo esse Big Bang o inicio do quê? Apenas mais uma SuperNova? O inicio de uma tanga como as teorias da evolução que fizeram o homem. De nada sabemos ao certo mas, eu penso que o Espaço sempre existiu e sempre vai existir. Infinito e imortal. Lembro ainda, que o prémio nobel que descodificou o ADN humano, referiu que o nosso ADN era algo como: Despejar um recipiente com todas as letras da Biblia e elas ficarem automaticamente ordenadas! Alguém acredita isto ser possível? Gostaria também de passar a minha opinião sobre mais uma ou duas coisas. Para que pensem um pouco nisso… Muitas coisas estão para explicar a começar pelo desenvolvimento do homem. Muito rápido em relação a outras espécies e notável!!! Num curto espaço de tempo de 200.000 anos, passamos de selvagens a pessoas que discutem isto on-line. Lembro também que antes do colpso planetário que exterminou os Dinossauros, já tinham tido lugar pelo menos três grandes extinções e que Terra era bem mais diversificada que no Jurássico. Lembro que a Lua tem influência em tudo, desde as marés aos periodos férteis das mulheres. Lembro que a Lua, nada tem de natural. É grande demais para a massa que lhe permitiria estar “colada” à terra. Quando lá foi detonada uma carga explosiva, suou como um sino durante horas no seu interior. Está sempre virada para a Terra do mesmo lado há milhões de anos sem se saber porquê… algo único no Universo até agora. Teorias dizem que somos plantados aqui como experiência e já assim tinha sido antes de outras extinções. Seremos uma experiência dos nossos sobreviventes do futuro, regressado no tempo para nos usarem. Lembro que o Ouro, valor referêncial do humano, será usado para criar atmosferas por aí fora… Fiquemos por aqui…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.