/

Telemóvel no carro, desligar motor, sem cinto: 10 leis estranhas ao conduzir noutros países

4

Entre multas por molhar os outros, ter cuidado ao bater com a porta, ou ser ilegal ficar sem combustível no carro.

Conduzir fora do país onde vivemos pode ser um desafio. E não, não é só porque no Reino Unido (e não só) o volante está do lado direito.

A empresa de dados automóveis, carVertical, partilhou com o ZAP uma lista de 10 regras de condução invulgares, que deve conhecer ao viajar para o estrangeiro. Pode dar jeito.

E o artigo também serve para os estrangeiros que visitam Portugal e conduzem no país – Portugal também está na lista.

Poças, Reino Unido
Quem conduzir sem ter cuidado com as poças, sobretudo quando vai em excesso de velocidade, paga coima que pode chegar aos 4.500 euros.

Barulho, Suíça
Entre as 22h e as 7h da manhã seguinte, é proibido bater com forças as portas do carro, o capô, ou a mala; também é proibido acelerar a fundo e perturbar a tranquilidade nas zonas residenciais. No mesmo período, ao parar num semáforo o motor deve ser desligado.

Várias, EUA
Em Youngstown, Ohio, é ilegal ficar sem gasolina no carro. Em New Jersey, a emissão de matrículas personalizadas é rigorosamente controlada: se um condutor for apanhado embriagado ou sancionado por condução irresponsável, fica proibido de adquirir matrículas personalizadas durante 10 anos. Em Fenwick Island, Delaware, é proibido dormir, mudar de roupa, ou cozinhar dentro de um veículo.

Comer e beber, Chipre
É proibido enquanto se conduz.

Mão fora da janela, Austrália
É proibido conduzir com qualquer parte do corpo fora da janela. A ideia é evitar acidentes quando um carro passa rente a outro veículo. Excepção: avaria nas luzes, “piscas manuais”.

Câmaras, vários países
Na Suíça, é proibido filmar continuamente o trânsito com uma câmara de bordo. Na Alemanha e na Bélgica, o condutor pode ter uma câmara de bordo, mas as leis definem claramente a utilização das imagens gravadas com vista a proteger a privacidade das pessoas filmadas. Em Portugal, é proibido gravar outros automobilistas e a própria câmara não pode ser mantida no automóvel.

Falar ao telemóvel, França
Os auscultadores são proibidos durante a condução. Mesmo que tenha mãos-livres, o condutor está proibido de falar ao telemóvel.

Estradas, Ásia
Em Manila, Filipinas, há estradas que não podem ser utilizadas em determinados dias. E aqui as regras são mesmo invulgares: se a matrícula de um carro terminar em 1 ou 2, está proibido de utilizar determinadas estradas às segundas-feiras, das 7h às 19h – mas há quem dê a volta a esta lei, sobretudo se tiver dois carros. Em Jacarta, Indonésia, algumas ruas e estradas só podem ser utilizadas por carros que transportem pelo menos três pessoas.

Carro limpo, Roménia
Se os vidros do veículo estão sujos e podem obstruir a visibilidade, o condutor é multado.

Sem cinto de segurança, Estónia
Em estradas de gelo especiais durante o inverno – que permitem aos condutores atravessar lagos ou rios em determinados locais e chegar mais rapidamente aos seus destinos – é proibido ultrapassar, mas o cinto de segurança não é obrigatório. Parece surpreendente mas, neste cenário específico (no gelo), não ter o cinto aumenta as hipóteses de fugir do veículo em caso de acidente, quando por exemplo o carro rompe o gelo e entra na água gelada.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Tontarias quanto baste.
    No estado espanhol também multam por beber, comer enquanto se conduz. É proibido (ao copiloto) por os pés no tablier.
    E lá como cá mesmo que ninguém tenha sido multado, não se pode guiar de chinelos.
    Seguramente há mais pelo mundo.

  2. Não se pode comer nem beber, mas fumar pode?
    A mão não está tão ocupada como com uma garrafa ou sandes?
    Acender o cigarro não distrai tanto como olhar para o telemóvel?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.