Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte.

A equipa alemã, fundada em 2009 pela Red Bull, entrou em campo “a voar” e rapidamente chegou à vantagem. Os “dragões” marcaram por duas vezes, em ambos os casos em lances algo confusos, mas nunca conseguiram impor o seu futebol, somando apenas um remate à baliza contrária em toda a segunda parte.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida simplesmente avassalador por parte da equipa alemã, que chegou à vantagem logo aos oito minutos, num lance com culpas para José Sá. O guarda-redes português, que rendeu Iker Casillas na baliza, não foi capaz de segurar o remate de Bruma, soltando a bola para a frente, com Orban a aproveitar na recarga. O Leipzig chegaria ao final dos primeiros dez minutos da partida com números impressionantes: quatro remates, dois deles enquadrados, 79% de posse e 88% de eficácia de passe (contra 50% do FC Porto).
  • Os “dragões” chegaram à igualdade aos 18 minutos, no primeiro disparo que fizeram. Aboubakar, ao segundo poste, rematou à meia-volta para o fundo da baliza, após dois desvios de cabeça por parte dos centrais portistas, na sequência de um lançamento realizado por Layún. O golo acabou por contrastar com o domínio dos alemães, que somavam já sete disparos (ainda os mesmos dois enquadrados).
  • Volvidos os primeiros 30 minutos havia um jogador em destaque: o médio Sabitzer, que já somava quatro passes para ocasião, um registo verdadeiramente impressionante. O médio austríaco acabaria por ser recompensado pouco depois ao isolar Forsberg que, na cara de José Sá, não desperdiçou e fez o 2-1.
  • Apenas três minutos depois, o Leipzig aumentou a vantagem, num lance muito parecido ao do 2-1. Jean-Kévin Augustin aproveitou um corte deficiente de Marcano para colocar a bola fora do alcance de José Sá, que novamente se viu numa situação de um-para-um. Este não seria, no entanto, o último golo da primeira parte, pois Marcano, aos 44 minutos, reduziu para 3-2 ao desviar a bola após cabeceamento de Herrera.
  • Vantagem perfeitamente justa dos alemães, que dominaram em praticamente todas as frentes ao longo da primeira parte. Os da casa tiveram 70% de posse de bola e uma enorme vantagem no que diz respeito à eficácia de passe (83%-61%), e fizeram praticamente o quádruplo dos remates do Porto, embora a diferença no que diz respeito aos disparos enquadrados fosse quase mínima (5-3).
  • Augustin liderava os  GoalPoint Ratings, com 6.6, muito por causa do golo apontado, a que somava ainda um drible eficaz, quatro duelos ganhos em nove disputados e duas faltas sofridas.
  • O melhor do FC Porto era mesmo o central Felipe 5.4, autor de uma assistência, quatro passes longos eficazes e seis acções defensivas.
  • A equipa portista entrou na segunda parte mais equilibrada, terminando os 15 minutos iniciais com mais bola (52%) e com o dobro de remates do adversário (2-1), embora nenhum deles tivesse ido à baliza. Ainda assim, foi o Leipzig que criou a primeira ocasião de perigo, aos 62 minutos, que só não deu em golo porque Marcano cortou a bola quase em cima da linha, após remate de Bruma.
  • O contraste em termos de número de passes para finalização ajudava a explicar as diferenças entre as duas equipas. Aos 75 minutos, os “dragões” continuavam a somar apenas dois passes para finalização – os que resultaram em golo -, enquanto os alemães já tinham… 14. Marega era o jogador em campo com menos passes, nove, sendo que apenas três deles foram eficazes.
  • As alterações introduzidas por Sérgio Conceição mexeram pouco com o jogo. Se Óliver Torres conseguiu ainda fazer 20 passes, 16 deles bem-sucedidos, Corona e Hernâni somaram, juntos, cinco entregas. Os “dragões” fechariam o segundo tempo com apenas um remate enquadrado, de Aboubakar – muito pouco para quem tinha como objectivo dar a volta ao marcador.

O Homem do Jogo

Naby Keita mostrou o porquê de estar a caminho do Liverpool no final da temporada. O médio da Guiné Conacri foi um verdadeiro herói, tanto a atacar como a defender, demonstrando toda a sua classe ao longo da partida.

Para além dos três passes para finalização, um deles criando uma ocasião flagrante de golo, Keita foi o protagonista de seis dribles eficazes (em sete tentativas), 69 passes certeiros, 110 toques e 22 duelos, dos quais venceu 13.

A defender, o jogador de 22 anos recuperou a bola 18 vezes e somou 12 acções defensivas, entre as quais estão sete intercepções.  Uma verdadeira exibição completa, que lhe valeu nota 7.4 nos  GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Sabitzer 7.0 – Passeou classe pelo relvado. Autor de oito passes para finalização, sete deles de bola corrida e um deles resultante em golo, fez ainda um remate enquadrado
  • Layún 5.7 – Noite estranha do mexicano. Acertou apenas 14 dos 31 passes que fez (eficácia de 45%) e perdeu a bola 35 vezes, mas foi feliz em dois dos três dribles que arriscou e somou dois cruzamentos eficazes. A defender esteve muito melhor, contabilizando cinco desarmes, quatro intercepções e três alívios.
  • Bruma 5.3 – Fez cinco remates (só Augustin teve mais), dois deles à baliza, acabando por falhar uma ocasião flagrante de golo. Apenas uma das quatro tentativas de drible lhe saiu bem. Perdeu a posse 20 vezes e controlou mal a bola em quatro ocasiões.
  • José Sá 4.8 – Acusou a pressão de render Casillas ao cometar um erro resultante em golo, logo no início da partida. Ainda assim, somou quatro defesas, duas delas a remates de dentro da área, e duas saídas a soco.
  • Marega 4.6 – Noite para esquecer do maliano que, em 90 minutos, fez 12 passes, cinco deles eficazes. Venceu sete dos 15 duelos que disputou, perdeu a posse em 20 ocasiões e controlou mal a bola por seis vezes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …