Lego vai disponibilizar manuais de instruções em braile e áudio

(dr) Lego

A Lego vai passa a disponibilizar manuais de instruções de construção em braile e áudio, anunciou a empresa de brinquedos dinamarquesa na sua página oficial.

O projeto-piloto, lançado este mês e que recorre à Inteligência Artificial (IA), foi inspirado no empresário cego Matthew Shifrin. Tal como conta o Newsweek, Shifrin viu-se obrigado a confiar numa amiga, Lyla, para que lhe escrevesse as instruções da construção para que depois as pudesse passar para braile.

“[Lyla] aprendeu braille ao relacionar-se comigo e ao apoiar a minha paixão pela Lego. Passou inúmeras horas a traduzir instruções da Lego em Braille”, disse Shifrin, que recorreu a estas instruções improvisadas para criar modelos Lego da London Tower Bridge e da Ópera de Sidney, que são compostas por centenas de peças.

“Para as pessoas cegas, os conjuntos da Lego atuam como substitutos 3D em miniatura de edifícios da vida real, em vez de fotografias bidimensionais. Os tijolos da Lego permitem-se ver coisas impossíveis de explorar pelo toque”, disse, citado pelo mesmo portal.

Depois da morte da sua amiga, em 2007, Shifrin entrou em contacto com o Creative Play Lab da Lego para disponibilizar instruções de construção para outros fãs com deficiência visual. Para isso, recorreram a um software de IA que traduz as instruções gráficas disponibilizadas com os brinquedos em texto em comandos de braile e voz.

Os utilizadores poderão gerar o áudio através de um ecrã leitor próprio ou pode usar o áudio disponibilizado pela empresa. Há ainda a opção de leitura das instruções em braile.

Atualmente, o programa oferece instruções sobre a criação de conjuntos das séries Lego Classic, Lego City e Lego Friends. Dependendo do feedback do consumidor, a Lego lançará mais áudios e instruções em braille no início de 2020.

“Isto é extremamente importante para crianças cegas porque não há muitos lugares em que podemos dizer: Eu construí isto sozinho”, explicou Shifrin.

“Para crianças cegas, não temos o acesso que as crianças com visão têm. Os tijolos de Lego permitem-nos aprender sobre o nosso ambiente, ver o mundo. É tão importante porque as crianças cegas ficam de fora de muitas coisas sociais, especialmente na escola primária. Mas a construção de Lego é uma das coisas que podemos fazer”.

A diretora criativa da Lego, Fenella Blaize Charity, disse, também citada pelo Newsweek, que a história de Shifrin mostra como é que as peças de construção da lego estimulam a criatividade a aproximam as pessoas. “Foi uma honra trabalhar com Matthew, a sua paixão e energia são realmente inspiradoras. Mas o mais importante é que o seu projeto ajudará crianças com deficiência visual em todo o mundo a ter a mesma alegria de construir e o orgulho em criar que todos os nossos fãs sentem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump está a "ter o seu próprio Brexit": tirar os EUA da União Postal Universal

Os EUA podem estar prestes a sair de um tratado misterioso que governa a entrega global de correspondências, deixando os remetentes comerciais, gerentes de correspondência militar e milhões de americanos estrangeiros preocupados. A Casa Branca diz …

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …