Lego vai disponibilizar manuais de instruções em braile e áudio

(dr) Lego

A Lego vai passa a disponibilizar manuais de instruções de construção em braile e áudio, anunciou a empresa de brinquedos dinamarquesa na sua página oficial.

O projeto-piloto, lançado este mês e que recorre à Inteligência Artificial (IA), foi inspirado no empresário cego Matthew Shifrin. Tal como conta o Newsweek, Shifrin viu-se obrigado a confiar numa amiga, Lyla, para que lhe escrevesse as instruções da construção para que depois as pudesse passar para braile.

“[Lyla] aprendeu braille ao relacionar-se comigo e ao apoiar a minha paixão pela Lego. Passou inúmeras horas a traduzir instruções da Lego em Braille”, disse Shifrin, que recorreu a estas instruções improvisadas para criar modelos Lego da London Tower Bridge e da Ópera de Sidney, que são compostas por centenas de peças.

“Para as pessoas cegas, os conjuntos da Lego atuam como substitutos 3D em miniatura de edifícios da vida real, em vez de fotografias bidimensionais. Os tijolos da Lego permitem-se ver coisas impossíveis de explorar pelo toque”, disse, citado pelo mesmo portal.

Depois da morte da sua amiga, em 2007, Shifrin entrou em contacto com o Creative Play Lab da Lego para disponibilizar instruções de construção para outros fãs com deficiência visual. Para isso, recorreram a um software de IA que traduz as instruções gráficas disponibilizadas com os brinquedos em texto em comandos de braile e voz.

Os utilizadores poderão gerar o áudio através de um ecrã leitor próprio ou pode usar o áudio disponibilizado pela empresa. Há ainda a opção de leitura das instruções em braile.

Atualmente, o programa oferece instruções sobre a criação de conjuntos das séries Lego Classic, Lego City e Lego Friends. Dependendo do feedback do consumidor, a Lego lançará mais áudios e instruções em braille no início de 2020.

“Isto é extremamente importante para crianças cegas porque não há muitos lugares em que podemos dizer: Eu construí isto sozinho”, explicou Shifrin.

“Para crianças cegas, não temos o acesso que as crianças com visão têm. Os tijolos de Lego permitem-nos aprender sobre o nosso ambiente, ver o mundo. É tão importante porque as crianças cegas ficam de fora de muitas coisas sociais, especialmente na escola primária. Mas a construção de Lego é uma das coisas que podemos fazer”.

A diretora criativa da Lego, Fenella Blaize Charity, disse, também citada pelo Newsweek, que a história de Shifrin mostra como é que as peças de construção da lego estimulam a criatividade a aproximam as pessoas. “Foi uma honra trabalhar com Matthew, a sua paixão e energia são realmente inspiradoras. Mas o mais importante é que o seu projeto ajudará crianças com deficiência visual em todo o mundo a ter a mesma alegria de construir e o orgulho em criar que todos os nossos fãs sentem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …