Legionella faz quarta vítima mortal

António Cotrim / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

O número de mortos por legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para quatro, anunciou esta sexta-feira a Direção-geral da Saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta sexta-feira também que o número de infetados por legionella aumentou para 43 casos. Graça Freitas admitiu ainda não saber se o contágio terá ocorrido antes ou depois da ida ao hospital.

A terceira vítima foi uma mulher de 68 anos com outras patologias associadas. “Esta senhora teve o contágio no âmbito de um contacto com o Hospital São Francisco Xavier”, adiantou a diretora-geral de saúde. “Era uma senhora com muitas patologias associadas”.

Graça Freitas explicou ainda que “quase todos os infetados são idosos e todos os 43 doentes com legionella têm doença crónica ou fatores de risco associados”.

Apesar da terceira morte, os cálculos apontam “para que o surto esteja a entrar numa fase decrescente. Os dados de modelação matemática confirmam essa tendência“, pelo que três pessoas já receberam alta e “pelo menos quatro” têm alta programada.

“Se tudo continuar a acontecer como agora, o número de casos diários será esporádico e o surto será dado como controlado dentro de poucos dias“, explicou Graça Freitas, citada pelo Observador.

A SIC Notícias avançou que a Polícia Judiciária e o Ministério Público estiveram na manhã de quinta-feira na DGS, a recolher informações sobre o surto que já matou duas pessoas, depois desta última entidade ter anunciado a abertura de um inquérito na terça-feira ao atual surto para o apuramento de responsabilidades.

Suspeitas de desleixo na limpeza do Hospital São Francisco Xavier

De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério Público está a fazer testes às amostras de água recolhidas em vários pontos do Hospital de São Francisco Xavier que, em conjunto com o resultado das autópsias, deverá indicar o foco da contaminação.

Ao mesmo tempo, a Justiça vai também identificar a empresa privada que é ali responsável pela manutenção e pela limpeza de todas as canalizações, aparelhos de ar condicionado e respetivas tubagens e ainda das torres de refrigeração do hospital.

À primeira vista, são levantadas suspeitas de desleixo – negligência – ao nível da limpeza, o que pode ter potenciado o desenvolvimento da bactéria da legionella na água.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se pode dizer que António Costa seja directamente responsável pela mortandade que tem atingido a população portuguesa este ano.
    104 mortos nos incêndios, mais de 300 feridos, e continuam a somar agora mais 4 mortos e 44 infectados.
    Tudo provocado por mau funcionamento de instituições governamentais e cargos do estado… Protecção Civil, Siresp, Bombeiros, GNR e agora Hospital Público com deficiente manutenção e profilaxia das torres de arrefecimento.
    Podemos dizer que com este governo não precisamos de um ataque terrorista.

    • Pois os problemas estão a acontecer no Governo do António Costa, mas temos que ir um pouco mais atrás para ver aonde se situam as causas.

      Dezembro de 2013 Quem estava no Governo, quando foi alterada a legislação?
      2012/2015 Quem estava no Governo? Quem era Ministra da Agricultura?

      Enfim convém pensar um pouco

    • Tem razão, mas se o Sr Carlos estivesse lá com o Coelho e a Cristas,…. nem unico morto. As instituições trabalhavam que nem relógio. A Sra Cristas mandava do Algarve nova ordem telefonica para mais uma plantação de eucaliptos, o Sr Coelho estava a comandar a previsão meteorologica e o Sr. Carlos comandava os bombeiros. Cavaco, por sua vez, com palavrinhas mansas ponha a sua politica a funcionar nos hospitais. Tudo sobre rodas. Gente desta é o que o País precisa. Regressem,.. porque agora, não há outra hipotese,…. ministros prá Rua.

    • Saramago, prémio Nobel da literatura, português, com um comportamento inequivocamente de esquerda, ao analisar a cleptocracia partidocrática portuguesa, comentou:«Portugal não tem partidos de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem para roubar juntos». Está em causa a INCOMPETÊNCIA destes detentores do poder para «governar» o país! A dos anteriores já foi recusada pelo país e a desonestidade de alguns deles foi condenada noutros países (p.ex. «submarinos» e «lobismo»)na U.E.
      Poderemos ver as coisas de outra forma: APTIDÃO para conduzir a vida pública de forma a bater os records que estavam em poder da Santa Inquisição na QUEIMA DE PESSOAS VIVAS…

    • muito bem escrito….
      mas podemos aliar a tudo isso, a cada vez maior pressao nos inquilinos mais velhos e mais pobres, para os desalojar das suas casas especialmente em lisboa, a confusao gerada pelo roubo das armas, a arrogancia do governo em nao querer dialogo sobre nada, a nao ser para obter os votos da esquerda bolhevista e da esquerda trotskista e por muito menos sampaio demitiu o governo.
      marcelo continua transvestido de bom samaritano.

  2. O legislador revogou a legislação de Qualidade do Ar Interior em Dezembro de 2013, que incluía a pesquisa de legionella, por pressões do Ministério da Economia à DGES, que ainda assim conseguiu a Portaria infra. A fiscalização da QAI é agora da responsabildiade do IGAMAOT (ver Portaria 343-A/2013). O Ministério Público que questione pela manutenção preventiva e rotinas de prevenção da legionella. Ai se auditassem os nossos hospitais…muitas cabeças rolavam…

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …