Legionella faz quarta vítima mortal

Ralf Heß / Flickr

O número de mortos por legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para quatro, anunciou esta sexta-feira a Direção-geral da Saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta sexta-feira também que o número de infetados por legionella aumentou para 43 casos. Graça Freitas admitiu ainda não saber se o contágio terá ocorrido antes ou depois da ida ao hospital.

A terceira vítima foi uma mulher de 68 anos com outras patologias associadas. “Esta senhora teve o contágio no âmbito de um contacto com o Hospital São Francisco Xavier”, adiantou a diretora-geral de saúde. “Era uma senhora com muitas patologias associadas”.

Graça Freitas explicou ainda que “quase todos os infetados são idosos e todos os 43 doentes com legionella têm doença crónica ou fatores de risco associados”.

Apesar da terceira morte, os cálculos apontam “para que o surto esteja a entrar numa fase decrescente. Os dados de modelação matemática confirmam essa tendência“, pelo que três pessoas já receberam alta e “pelo menos quatro” têm alta programada.

“Se tudo continuar a acontecer como agora, o número de casos diários será esporádico e o surto será dado como controlado dentro de poucos dias“, explicou Graça Freitas, citada pelo Observador.

A SIC Notícias avançou que a Polícia Judiciária e o Ministério Público estiveram na manhã de quinta-feira na DGS, a recolher informações sobre o surto que já matou duas pessoas, depois desta última entidade ter anunciado a abertura de um inquérito na terça-feira ao atual surto para o apuramento de responsabilidades.

Suspeitas de desleixo na limpeza do Hospital São Francisco Xavier

De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério Público está a fazer testes às amostras de água recolhidas em vários pontos do Hospital de São Francisco Xavier que, em conjunto com o resultado das autópsias, deverá indicar o foco da contaminação.

Ao mesmo tempo, a Justiça vai também identificar a empresa privada que é ali responsável pela manutenção e pela limpeza de todas as canalizações, aparelhos de ar condicionado e respetivas tubagens e ainda das torres de refrigeração do hospital.

À primeira vista, são levantadas suspeitas de desleixo – negligência – ao nível da limpeza, o que pode ter potenciado o desenvolvimento da bactéria da legionella na água.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se pode dizer que António Costa seja directamente responsável pela mortandade que tem atingido a população portuguesa este ano.
    104 mortos nos incêndios, mais de 300 feridos, e continuam a somar agora mais 4 mortos e 44 infectados.
    Tudo provocado por mau funcionamento de instituições governamentais e cargos do estado… Protecção Civil, Siresp, Bombeiros, GNR e agora Hospital Público com deficiente manutenção e profilaxia das torres de arrefecimento.
    Podemos dizer que com este governo não precisamos de um ataque terrorista.

    • Pois os problemas estão a acontecer no Governo do António Costa, mas temos que ir um pouco mais atrás para ver aonde se situam as causas.

      Dezembro de 2013 Quem estava no Governo, quando foi alterada a legislação?
      2012/2015 Quem estava no Governo? Quem era Ministra da Agricultura?

      Enfim convém pensar um pouco

    • Tem razão, mas se o Sr Carlos estivesse lá com o Coelho e a Cristas,…. nem unico morto. As instituições trabalhavam que nem relógio. A Sra Cristas mandava do Algarve nova ordem telefonica para mais uma plantação de eucaliptos, o Sr Coelho estava a comandar a previsão meteorologica e o Sr. Carlos comandava os bombeiros. Cavaco, por sua vez, com palavrinhas mansas ponha a sua politica a funcionar nos hospitais. Tudo sobre rodas. Gente desta é o que o País precisa. Regressem,.. porque agora, não há outra hipotese,…. ministros prá Rua.

    • Saramago, prémio Nobel da literatura, português, com um comportamento inequivocamente de esquerda, ao analisar a cleptocracia partidocrática portuguesa, comentou:«Portugal não tem partidos de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem para roubar juntos». Está em causa a INCOMPETÊNCIA destes detentores do poder para «governar» o país! A dos anteriores já foi recusada pelo país e a desonestidade de alguns deles foi condenada noutros países (p.ex. «submarinos» e «lobismo»)na U.E.
      Poderemos ver as coisas de outra forma: APTIDÃO para conduzir a vida pública de forma a bater os records que estavam em poder da Santa Inquisição na QUEIMA DE PESSOAS VIVAS…

    • muito bem escrito….
      mas podemos aliar a tudo isso, a cada vez maior pressao nos inquilinos mais velhos e mais pobres, para os desalojar das suas casas especialmente em lisboa, a confusao gerada pelo roubo das armas, a arrogancia do governo em nao querer dialogo sobre nada, a nao ser para obter os votos da esquerda bolhevista e da esquerda trotskista e por muito menos sampaio demitiu o governo.
      marcelo continua transvestido de bom samaritano.

  2. O legislador revogou a legislação de Qualidade do Ar Interior em Dezembro de 2013, que incluía a pesquisa de legionella, por pressões do Ministério da Economia à DGES, que ainda assim conseguiu a Portaria infra. A fiscalização da QAI é agora da responsabildiade do IGAMAOT (ver Portaria 343-A/2013). O Ministério Público que questione pela manutenção preventiva e rotinas de prevenção da legionella. Ai se auditassem os nossos hospitais…muitas cabeças rolavam…

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …