Legionella faz quarta vítima mortal

António Cotrim / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

O número de mortos por legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para quatro, anunciou esta sexta-feira a Direção-geral da Saúde.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta sexta-feira também que o número de infetados por legionella aumentou para 43 casos. Graça Freitas admitiu ainda não saber se o contágio terá ocorrido antes ou depois da ida ao hospital.

A terceira vítima foi uma mulher de 68 anos com outras patologias associadas. “Esta senhora teve o contágio no âmbito de um contacto com o Hospital São Francisco Xavier”, adiantou a diretora-geral de saúde. “Era uma senhora com muitas patologias associadas”.

Graça Freitas explicou ainda que “quase todos os infetados são idosos e todos os 43 doentes com legionella têm doença crónica ou fatores de risco associados”.

Apesar da terceira morte, os cálculos apontam “para que o surto esteja a entrar numa fase decrescente. Os dados de modelação matemática confirmam essa tendência“, pelo que três pessoas já receberam alta e “pelo menos quatro” têm alta programada.

“Se tudo continuar a acontecer como agora, o número de casos diários será esporádico e o surto será dado como controlado dentro de poucos dias“, explicou Graça Freitas, citada pelo Observador.

A SIC Notícias avançou que a Polícia Judiciária e o Ministério Público estiveram na manhã de quinta-feira na DGS, a recolher informações sobre o surto que já matou duas pessoas, depois desta última entidade ter anunciado a abertura de um inquérito na terça-feira ao atual surto para o apuramento de responsabilidades.

Suspeitas de desleixo na limpeza do Hospital São Francisco Xavier

De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério Público está a fazer testes às amostras de água recolhidas em vários pontos do Hospital de São Francisco Xavier que, em conjunto com o resultado das autópsias, deverá indicar o foco da contaminação.

Ao mesmo tempo, a Justiça vai também identificar a empresa privada que é ali responsável pela manutenção e pela limpeza de todas as canalizações, aparelhos de ar condicionado e respetivas tubagens e ainda das torres de refrigeração do hospital.

À primeira vista, são levantadas suspeitas de desleixo – negligência – ao nível da limpeza, o que pode ter potenciado o desenvolvimento da bactéria da legionella na água.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se pode dizer que António Costa seja directamente responsável pela mortandade que tem atingido a população portuguesa este ano.
    104 mortos nos incêndios, mais de 300 feridos, e continuam a somar agora mais 4 mortos e 44 infectados.
    Tudo provocado por mau funcionamento de instituições governamentais e cargos do estado… Protecção Civil, Siresp, Bombeiros, GNR e agora Hospital Público com deficiente manutenção e profilaxia das torres de arrefecimento.
    Podemos dizer que com este governo não precisamos de um ataque terrorista.

    • Pois os problemas estão a acontecer no Governo do António Costa, mas temos que ir um pouco mais atrás para ver aonde se situam as causas.

      Dezembro de 2013 Quem estava no Governo, quando foi alterada a legislação?
      2012/2015 Quem estava no Governo? Quem era Ministra da Agricultura?

      Enfim convém pensar um pouco

    • Tem razão, mas se o Sr Carlos estivesse lá com o Coelho e a Cristas,…. nem unico morto. As instituições trabalhavam que nem relógio. A Sra Cristas mandava do Algarve nova ordem telefonica para mais uma plantação de eucaliptos, o Sr Coelho estava a comandar a previsão meteorologica e o Sr. Carlos comandava os bombeiros. Cavaco, por sua vez, com palavrinhas mansas ponha a sua politica a funcionar nos hospitais. Tudo sobre rodas. Gente desta é o que o País precisa. Regressem,.. porque agora, não há outra hipotese,…. ministros prá Rua.

    • Saramago, prémio Nobel da literatura, português, com um comportamento inequivocamente de esquerda, ao analisar a cleptocracia partidocrática portuguesa, comentou:«Portugal não tem partidos de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem para roubar juntos». Está em causa a INCOMPETÊNCIA destes detentores do poder para «governar» o país! A dos anteriores já foi recusada pelo país e a desonestidade de alguns deles foi condenada noutros países (p.ex. «submarinos» e «lobismo»)na U.E.
      Poderemos ver as coisas de outra forma: APTIDÃO para conduzir a vida pública de forma a bater os records que estavam em poder da Santa Inquisição na QUEIMA DE PESSOAS VIVAS…

    • muito bem escrito….
      mas podemos aliar a tudo isso, a cada vez maior pressao nos inquilinos mais velhos e mais pobres, para os desalojar das suas casas especialmente em lisboa, a confusao gerada pelo roubo das armas, a arrogancia do governo em nao querer dialogo sobre nada, a nao ser para obter os votos da esquerda bolhevista e da esquerda trotskista e por muito menos sampaio demitiu o governo.
      marcelo continua transvestido de bom samaritano.

  2. O legislador revogou a legislação de Qualidade do Ar Interior em Dezembro de 2013, que incluía a pesquisa de legionella, por pressões do Ministério da Economia à DGES, que ainda assim conseguiu a Portaria infra. A fiscalização da QAI é agora da responsabildiade do IGAMAOT (ver Portaria 343-A/2013). O Ministério Público que questione pela manutenção preventiva e rotinas de prevenção da legionella. Ai se auditassem os nossos hospitais…muitas cabeças rolavam…

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …