Legionella detectada em Castro Verde

sidknee23 / Flickr

-

A Somincor – Sociedade Mineira de Neves-Corvo, em Castro Verde, encerrou os acessos a alguns dos seus balneários por ter sido detectada a presença de colónias de legionella naqueles espaços, revelou hoje a empresa.

“No decorrer de análises realizadas à qualidade das águas nos balneários e nas torres de refrigeração na área industrial de Neves-Corvo foi detectada a presença de colónias de legionella nas amostras colhidas nos balneários junto à lavaria de zinco”, refere o comunicado da sociedade mineira enviado para a agência Lusa.

O resultado das análises foi conhecido na sexta-feira à tarde, tendo a empresa decidido encerrar o acesso àqueles balneários.

A empresa informou “de imediato” a autoridade regional de saúde e “tem vindo a informar pessoalmente os utilizadores dos balneários a cada passagem de turno”.

Segundo o site da empresa, a mina tem actualmente duas lavarias – a de zinco e a de cobre -, mas só foram encontradas colónias de legionella na primeira.

“As análises aos restantes balneários e torres de refrigeração deram resultados negativos” e a estação de tratamento de água potável continua a funcionar normalmente, refere a Somincor.

A empresa diz que, por enquanto, não existem casos de doença a registar, mas está a recomendar todos os utentes do balneário que informem os seus médicos caso tenham sintomas como tosse, calafrios, dificuldades respiratórias, dores musculares, febre alta ou sintomas gastrointestinais como diarreia e vómitos.

“Foram ainda efectuadas diligências no sentido de contactar uma empresa especializada para proceder à desinfecção desse mesmo balneário”, de acordo com informações avançadas pela empresa.

Entretanto, foi hoje revelado que as análises realizadas na sexta-feira à presença de colónias de legionella na torre de arrefecimento de uma unidade fabril em Sines deram resultados negativos.

De acordo com um comunicado conjunto da Câmara de Sines e da Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral, não foram registados casos de doença e a empresa pode retomar a actividade.

A legionella, ou doença do legionário, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) pela bactéria, de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …