Leãozinho leva guarda florestal até ao cadáver da mãe

Tambako The Jaguar / Flickr

-

Uma crias de leão levou os guardas de um parque florestal na Índia até ao cadáver da mãe – um comportamento que a equipa do parque descreveu como “incomum”.

Um dos guardas da reserva viu o filhote esconder-se nos arbustos e foi levado por ele até à leoa morta numa montanha próxima.

O filhote ficou, então, a guardar o corpo da mãe até que o guarda voltasse com a polícia e funcionários do parque para remover o cadáver.

Uma autópsia revelou indícios de que a leoa morreu numa luta com outros animais, possivelmente búfalos.

Comportamento raro

O Gir Forest National Park and Wildlife Sanctuary – um parque nacional e santuário de animais selvagens – no estado de Gujarat, abriga leões asiáticos. O último censo, de 2010, registou a presença de 411 leões.

Segundo o vice-diretor do parque, Anshuman Sharma, o comportamento do jovem leão, que tem pouco mais de um ano de idade, foi “raro” e “muito peculiar”, algo que Sharma, após anos a observar leões, nunca tinha visto.

“Na tarde de sábado, estava a fazer uma patrulha no campo Tulsi-Shyam do santuário quando vi um leãozinho escondido nos arbustos”, disse à BBC o guarda florestal Rana Mori.

Crias tão pequenas nunca são encontradas sozinhas. Em geral, estão acompanhados pela mãe. Mori conta que quando viu o pequeno leão sozinho, começou a procurar a leoa.

“Segui o filhote, que me levou até ao cadáver da mãe, no topo de uma colina. Ao princípio, ela parecia estar a dormir”.

“Como não se mexia, toquei-lhe com a minha vara. Foi então que descobri que estava morta”, diz o guarda-florestal.

Quando Mori voltou com uma equipa para remover o cadáver, encontraram o filhote ainda ao lado da mãe.

Hemorragia

A leoa, de cerca de 11 anos, tinha costelas partidas e ferimentos internos. Segundo Sharma, morreu por causa de uma hemorragia.

Um especialista em leões do Instituto de Vida Selvagem da Índia, Yadvendra Dev Jhala, contou à BBC que nunca tinha ouvido falar de um caso parecido que envolvesse uma cria de leão.

Os especialistas em vida selvagem dizem que as crias com até três anos de idade dependem totalmente das mães para sobreviver.

O filhote órfão, que tem apenas 15 meses de idade, está agora sob observação constante dos funcionários do parque.

“Aparentemente, a mãe vivia e caçava sozinha. Agora que ela se foi, a expectativa é de que o filhote se junte a outro grupo, ou que outra leoa comece a tomar conta dele”, diz Sharma.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. História interessante e reveladora de uma inteligência notável por parte da cria de leão.

    No entanto, peço mais uma vez à equipa do ZAP cuidado na forma como (trans)escreve as notícias. O ZAP está sediado em Portugal (pelo menos o domínio zap.aeiou.pt assim o sugere) e como tal espera-se que escreva em português de Portugal! Filhote é um termo comum em português do Brasil para designar animais bebés (na maior parte dos casos cães mas extensível a outros animais). Em português de Portugal a forma correcta é “cria”!

    Os vossos temas são interessantes e com uma grande diversidade, o que me fez subscrever a vossa newsletter. Porém, é recorrente a vossa imprecisão e incoerência na escrita o que torna o vosso serviço noticioso menos apelativo.

    Peço por isso que tenham mais atenção na vossa edição.

    • Caro Mário Jorge,
      Obrigado pelo seu reparo e pela apreciação que faz do nosso trabalho.
      Embora em português pt-PT se possa usar correctamente o termo “filhote” como sinónimo de “cria”, este último termo é efectivamente mais correcto no contexto desta notícia, pelo que optámos por substituir o primeiro pelo segundo em quase todas as suas ocorrências.
      Aproveitámos a ocasião para corrigir uma ou outra frase do texto, que estava de facto menos perfeito do que pretendíamos.
      Obrigado uma vez mais.

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …