Leãozinho leva guarda florestal até ao cadáver da mãe

Tambako The Jaguar / Flickr

-

Uma crias de leão levou os guardas de um parque florestal na Índia até ao cadáver da mãe – um comportamento que a equipa do parque descreveu como “incomum”.

Um dos guardas da reserva viu o filhote esconder-se nos arbustos e foi levado por ele até à leoa morta numa montanha próxima.

O filhote ficou, então, a guardar o corpo da mãe até que o guarda voltasse com a polícia e funcionários do parque para remover o cadáver.

Uma autópsia revelou indícios de que a leoa morreu numa luta com outros animais, possivelmente búfalos.

Comportamento raro

O Gir Forest National Park and Wildlife Sanctuary – um parque nacional e santuário de animais selvagens – no estado de Gujarat, abriga leões asiáticos. O último censo, de 2010, registou a presença de 411 leões.

Segundo o vice-diretor do parque, Anshuman Sharma, o comportamento do jovem leão, que tem pouco mais de um ano de idade, foi “raro” e “muito peculiar”, algo que Sharma, após anos a observar leões, nunca tinha visto.

“Na tarde de sábado, estava a fazer uma patrulha no campo Tulsi-Shyam do santuário quando vi um leãozinho escondido nos arbustos”, disse à BBC o guarda florestal Rana Mori.

Crias tão pequenas nunca são encontradas sozinhas. Em geral, estão acompanhados pela mãe. Mori conta que quando viu o pequeno leão sozinho, começou a procurar a leoa.

“Segui o filhote, que me levou até ao cadáver da mãe, no topo de uma colina. Ao princípio, ela parecia estar a dormir”.

“Como não se mexia, toquei-lhe com a minha vara. Foi então que descobri que estava morta”, diz o guarda-florestal.

Quando Mori voltou com uma equipa para remover o cadáver, encontraram o filhote ainda ao lado da mãe.

Hemorragia

A leoa, de cerca de 11 anos, tinha costelas partidas e ferimentos internos. Segundo Sharma, morreu por causa de uma hemorragia.

Um especialista em leões do Instituto de Vida Selvagem da Índia, Yadvendra Dev Jhala, contou à BBC que nunca tinha ouvido falar de um caso parecido que envolvesse uma cria de leão.

Os especialistas em vida selvagem dizem que as crias com até três anos de idade dependem totalmente das mães para sobreviver.

O filhote órfão, que tem apenas 15 meses de idade, está agora sob observação constante dos funcionários do parque.

“Aparentemente, a mãe vivia e caçava sozinha. Agora que ela se foi, a expectativa é de que o filhote se junte a outro grupo, ou que outra leoa comece a tomar conta dele”, diz Sharma.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. História interessante e reveladora de uma inteligência notável por parte da cria de leão.

    No entanto, peço mais uma vez à equipa do ZAP cuidado na forma como (trans)escreve as notícias. O ZAP está sediado em Portugal (pelo menos o domínio zap.aeiou.pt assim o sugere) e como tal espera-se que escreva em português de Portugal! Filhote é um termo comum em português do Brasil para designar animais bebés (na maior parte dos casos cães mas extensível a outros animais). Em português de Portugal a forma correcta é “cria”!

    Os vossos temas são interessantes e com uma grande diversidade, o que me fez subscrever a vossa newsletter. Porém, é recorrente a vossa imprecisão e incoerência na escrita o que torna o vosso serviço noticioso menos apelativo.

    Peço por isso que tenham mais atenção na vossa edição.

    • Caro Mário Jorge,
      Obrigado pelo seu reparo e pela apreciação que faz do nosso trabalho.
      Embora em português pt-PT se possa usar correctamente o termo “filhote” como sinónimo de “cria”, este último termo é efectivamente mais correcto no contexto desta notícia, pelo que optámos por substituir o primeiro pelo segundo em quase todas as suas ocorrências.
      Aproveitámos a ocasião para corrigir uma ou outra frase do texto, que estava de facto menos perfeito do que pretendíamos.
      Obrigado uma vez mais.

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …