Leãozinho leva guarda florestal até ao cadáver da mãe

Tambako The Jaguar / Flickr

-

Uma crias de leão levou os guardas de um parque florestal na Índia até ao cadáver da mãe – um comportamento que a equipa do parque descreveu como “incomum”.

Um dos guardas da reserva viu o filhote esconder-se nos arbustos e foi levado por ele até à leoa morta numa montanha próxima.

O filhote ficou, então, a guardar o corpo da mãe até que o guarda voltasse com a polícia e funcionários do parque para remover o cadáver.

Uma autópsia revelou indícios de que a leoa morreu numa luta com outros animais, possivelmente búfalos.

Comportamento raro

O Gir Forest National Park and Wildlife Sanctuary – um parque nacional e santuário de animais selvagens – no estado de Gujarat, abriga leões asiáticos. O último censo, de 2010, registou a presença de 411 leões.

Segundo o vice-diretor do parque, Anshuman Sharma, o comportamento do jovem leão, que tem pouco mais de um ano de idade, foi “raro” e “muito peculiar”, algo que Sharma, após anos a observar leões, nunca tinha visto.

“Na tarde de sábado, estava a fazer uma patrulha no campo Tulsi-Shyam do santuário quando vi um leãozinho escondido nos arbustos”, disse à BBC o guarda florestal Rana Mori.

Crias tão pequenas nunca são encontradas sozinhas. Em geral, estão acompanhados pela mãe. Mori conta que quando viu o pequeno leão sozinho, começou a procurar a leoa.

“Segui o filhote, que me levou até ao cadáver da mãe, no topo de uma colina. Ao princípio, ela parecia estar a dormir”.

“Como não se mexia, toquei-lhe com a minha vara. Foi então que descobri que estava morta”, diz o guarda-florestal.

Quando Mori voltou com uma equipa para remover o cadáver, encontraram o filhote ainda ao lado da mãe.

Hemorragia

A leoa, de cerca de 11 anos, tinha costelas partidas e ferimentos internos. Segundo Sharma, morreu por causa de uma hemorragia.

Um especialista em leões do Instituto de Vida Selvagem da Índia, Yadvendra Dev Jhala, contou à BBC que nunca tinha ouvido falar de um caso parecido que envolvesse uma cria de leão.

Os especialistas em vida selvagem dizem que as crias com até três anos de idade dependem totalmente das mães para sobreviver.

O filhote órfão, que tem apenas 15 meses de idade, está agora sob observação constante dos funcionários do parque.

“Aparentemente, a mãe vivia e caçava sozinha. Agora que ela se foi, a expectativa é de que o filhote se junte a outro grupo, ou que outra leoa comece a tomar conta dele”, diz Sharma.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. História interessante e reveladora de uma inteligência notável por parte da cria de leão.

    No entanto, peço mais uma vez à equipa do ZAP cuidado na forma como (trans)escreve as notícias. O ZAP está sediado em Portugal (pelo menos o domínio zap.aeiou.pt assim o sugere) e como tal espera-se que escreva em português de Portugal! Filhote é um termo comum em português do Brasil para designar animais bebés (na maior parte dos casos cães mas extensível a outros animais). Em português de Portugal a forma correcta é “cria”!

    Os vossos temas são interessantes e com uma grande diversidade, o que me fez subscrever a vossa newsletter. Porém, é recorrente a vossa imprecisão e incoerência na escrita o que torna o vosso serviço noticioso menos apelativo.

    Peço por isso que tenham mais atenção na vossa edição.

    • Caro Mário Jorge,
      Obrigado pelo seu reparo e pela apreciação que faz do nosso trabalho.
      Embora em português pt-PT se possa usar correctamente o termo “filhote” como sinónimo de “cria”, este último termo é efectivamente mais correcto no contexto desta notícia, pelo que optámos por substituir o primeiro pelo segundo em quase todas as suas ocorrências.
      Aproveitámos a ocasião para corrigir uma ou outra frase do texto, que estava de facto menos perfeito do que pretendíamos.
      Obrigado uma vez mais.

RESPONDER

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …