Leão mostra garras mas não desata nó

Quatro bolas nos ferros, dois golos e tudo por resolver na segunda mão que vai decorrer na próxima quinta-feira em Bérgamo.

O “leão” foi felino nos instantes iniciais, aproveitou um lançamento preciso de Trincão dirigido a Paulinho para abrir a contagem e mostrar as garras, mas a Atalanta reagiu de forma célere, asfixiou a primeira fase de construção sportinguista e, após diversas tentativas, empatou por intermédio de Scamacca.

Com as alterações promovidas ao intervalo, o Sporting equilibrou a balança, os lances de perigo rondaram as duas áreas, mas não se registaram mais golos e ainda não foi nesta terceira tentativa que a turma de Alvalade desatou o nó transalpino.

No reencontro entre Sporting e Atalanta, as expectativas não foram defraudadas neste terceiro “round”. O conjunto português entrou em campo com sete alterações no “onze” e a lição bem estudada.

De forma organizada detalhou bem quando tinha de acelerar no ataque e de pressionar as marcações individuais do opositor. Edwards deixou o primeiro aviso e, dez minutos volvidos, Paulinho finalizou um contra-ataque conduzido por Trincão.

Os italianos sentiram o toque e partiram em busca da redenção, subiram o bloco, pressionaram de forma intensa e obrigaram a defensiva “verde-e-branca” a errar com frequência.

As situações de perigo foram se avolumando, com duas boas no poste direito, duas enormes intervenções de Franco Israel, até que aos 39 minutos, Scamacca aproveitou as veleidades concedidas por Eduardo Quaresma na primeira fase de construção para deixar tudo empatado.

Embalada, a formação de Bérgamo ameaçou a remontada, mas o guardião leonino voou e defendeu o cabeceamento do ponta-de-lança visitante.

Gianluca Scamacca era a peça em evidência ao intervalo com três remates, um golo, cinco acções com a bola na área contrária, duas faltas sofridas e um GoalPoint Rating de 7.4.

Do lado leonino, Coates impunha-se com três passes progressivos, quatro duelos ganhos, três recuperações, sete acções defensivas e um rating de 5.9.

No período de pausa, Rúben Amorim deixou Diomande, Koba Koindredi e Marcus Edwards nos balneários e refrescou a defesa, meio-campo e ataque com St. Juste, Morten Hjulmand e Viktor Gyökeres, respectivamente.

A formação da casa conseguiu equilibrar mais um jogo, retendo a bola com mais critério, ao passo que a Atalanta continuou a ser perigosa nas incursões ofensivas. O poste direito da baliza de Israel deteve pela terceira vez os italianos, desta feita num tiro de Lookman, Coates ripostou e o esférico embateu nos ferros.

Na recta final, Kolasinac ficou próximo de marcar, Touré ainda festejou, mas estava em posição irregular e, no período de descontos, St. Juste surgiu na hora H para cortar um desvio perigoso de Koopmeiners.

Pouco depois, soou o derradeiro apito no encontro.

Melhor em Campo

O avançado Gianluca Scamacca tem dois golos nesta edição da Liga Europa e ambos foram marcados diante do Sporting. Neste encontro, funcionou como o “pivot” ofensivo dos transalpinos e foi bastante perigoso.

Na folha de serviços carimbou quatro remates (máximo no duelo), um golo, 14 passes progressivos recebidos, sete acções com a bola na área adversária, levou a melhor em nove duelos, perdeu cinco, registou, ainda, nove perdas de bola, quatro acções defensivas e quatro faltas sofridas.

O dianteiro foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.9.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.