Leão depena galo em 45 minutos

Rodrigo Antunes / Lusa

Goleada leonina em Barcelos, a cimentar ainda mais a liderança isolada da Primeira Liga.

O 4-0 final foi construído na totalidade na primeira metade, na qual o Sporting entrou de forma arrasadora, sem dar tempo ao Gil Vicente para respirar e reagir, marcando por Francisco Trincão (2), Diomande e Andrew na própria baliza.

O segundo tempo foi mais pausado e dividido, sem grandes ocasiões de golo.

O Sporting entrou de rompante na partida, pressionante e a marcar. Aos sete minutos, Francisco Trincão entrou na área, trabalhou bem e rematou colocado para o primeiro. Aos 11, Diomande saltou mais alto que todos e cabeceou para o 2-0.

A pressão leonina era intensa e remetia o Gil Vicente para o seu terço defensivo, sem conseguir sair a jogar, muito menos chegar à área lisboeta, não espantando, por isso, que o 3-0 surgisse ainda antes do intervalo, pouco depois da meia-hora, novamente por Trincão, assistido por Daniel Bragança.

O festival do Sporting prosseguiu e, aos 38 minutos, Pedro Gonçalves cruzou da esquerda, Gyökeres cabeceou, a bola embateu em Andrew e entrou. Quatro golos em 1,3 Golos Esperados (xG) e nenhum remate do Gil no encontro. O primeiro disparo anfitrião aconteceu apenas aos 43 minutos, por Pedro Tiba.

O melhor ao descanso era, curiosamente, um jogador sem qualquer acção para golo. Hidemasa Morita registava um GoalPoint Rating de 7.6, fruto de uma ocasião flagrante criada, cinco passes longos certos em seis, oito passes progressivos, oito duelos ganhos em… oito disputados, oito recuperações de posse e três desarmes.

O jogo abrandou de intensidade no segundo tempo, com o Sporting a resguardar-se um pouco e o Gil Vicente a esboçar uma leve reacção, mas esta era insuficiente sequer para incomodar a baliza leonina.

O jogo foi-se desenrolando com muitas trocas de bola por parte do líder do campeonato, mesmo no último terço, sem grande oposição, e o resultado, uma goleada, já estava feito, tudo graças a uma primeira metade arrasadora do “leão.

Melhor em Campo

Jogo de grande qualidade de Trincão, o melhor em campo com um GoalPoint Rating de 8.0. A primeira metade do extremo foi arrasadora, com um bis a ser o ponto mais alto do desempenho.

O internacional luso terminou com o máximo de remates (6), três deles enquadrados, e ainda fez cinco recuperações de posse. De negativo uma ocasião flagrante falhada.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.