As laringes dos primatas evoluíram surpreendentemente depressa

henrikpalm / Flickr

Gorilla Beringei, o Gorila da Montanha

Um novo estudo, que abrangeu 55 espécies diferentes, mostra que as laringes dos primatas evoluíram muito mais rapidamente do que noutros tipos de mamíferos.

De acordo com o site Science Alert, através de exames 3D e modelo computacionais, o estudo conseguiu mostrar que as laringes dos primatas são, em média, 38% maiores do que as de animais carnívoros de tamanho comparável, e que outras espécies têm uma proporção mais fixa do tamanho da laringe para o corpo.

“O nosso estudo também mostra que as diferenças no tamanho da laringe predizem mudanças no tom da voz, destacando o papel crucial da laringe na comunicação vocal”, declara Daniel Bowling, neurocientista da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e um dos autores da pesquisa publicada, a 11 de agosto, na revista científica PLOS Biology.

De facto, muitas espécies de primatas têm vocalizações que são mais ricas e variadas do que outras espécies – os cientistas sugerem que uma maior “flexibilidade evolutiva” permitiu que as suas laringes evoluíssem dessa forma.

“Este estudo demonstra diferenças claras na evolução da laringe entre grupos de mamíferos”, diz Jacob Dunn, ecologista comportamental da Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido.

“Especificamente, mostrámos, pela primeira vez, que a laringe dos primatas é maior, menos relacionada com o tamanho do corpo e sob taxas de evolução mais rápidas do que a laringe carnívora, um bom grupo de comparação, indicando diferenças fundamentais na evolução deste órgão vocal nas espécies”, acrescenta.

A laringe tem as mesmas funções em todo o reino animal: proteger as vias respiratórias durante a alimentação, gerir o abastecimento de ar para os pulmões e controlar as vocalizações. O papel na comunicação oral é o que a torna particularmente importante para a evolução de uma espécie, refere o mesmo site.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …

O café está sob ameaça das alterações climáticas — mas uma espécie selvagem pode salvá-lo

As plantações de café a nível mundial estão sob ameaça das alterações climáticas. Uma espécie selvagem redescoberta por cientistas pode salvar a bebida favorita de milhões. O mundo adora café. Mais precisamente, adora café arábica. Do …

PS avança com proposta e elogia contributo dos juízes (depois de o Governo o ter rejeitado)

O Governo não acolheu contributos da Associação Sindical dos Juízes por ter dúvidas de "pertinência". Agora, António Costa elogia o contributo e o PS anuncia que vai apresentar um projeto de lei. Os socialistas admitem agora …

Mourinho: oito anos, quatro despedimentos, um campeonato

Treinador português brilhou ao longo da primeira década da sua carreira. Mas a segunda década, desde que rumou a Madrid, está longe de ser a melhor do mundo. Foi afastado novamente de uma equipa, desta …