As laringes dos primatas evoluíram surpreendentemente depressa

henrikpalm / Flickr

Gorilla Beringei, o Gorila da Montanha

Um novo estudo, que abrangeu 55 espécies diferentes, mostra que as laringes dos primatas evoluíram muito mais rapidamente do que noutros tipos de mamíferos.

De acordo com o site Science Alert, através de exames 3D e modelo computacionais, o estudo conseguiu mostrar que as laringes dos primatas são, em média, 38% maiores do que as de animais carnívoros de tamanho comparável, e que outras espécies têm uma proporção mais fixa do tamanho da laringe para o corpo.

“O nosso estudo também mostra que as diferenças no tamanho da laringe predizem mudanças no tom da voz, destacando o papel crucial da laringe na comunicação vocal”, declara Daniel Bowling, neurocientista da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e um dos autores da pesquisa publicada, a 11 de agosto, na revista científica PLOS Biology.

De facto, muitas espécies de primatas têm vocalizações que são mais ricas e variadas do que outras espécies – os cientistas sugerem que uma maior “flexibilidade evolutiva” permitiu que as suas laringes evoluíssem dessa forma.

“Este estudo demonstra diferenças claras na evolução da laringe entre grupos de mamíferos”, diz Jacob Dunn, ecologista comportamental da Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido.

“Especificamente, mostrámos, pela primeira vez, que a laringe dos primatas é maior, menos relacionada com o tamanho do corpo e sob taxas de evolução mais rápidas do que a laringe carnívora, um bom grupo de comparação, indicando diferenças fundamentais na evolução deste órgão vocal nas espécies”, acrescenta.

A laringe tem as mesmas funções em todo o reino animal: proteger as vias respiratórias durante a alimentação, gerir o abastecimento de ar para os pulmões e controlar as vocalizações. O papel na comunicação oral é o que a torna particularmente importante para a evolução de uma espécie, refere o mesmo site.