Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Proceedings of the Royal Society B, a concentração de algas nos lagos montanhosos dos Estados Unidos duplicou nos últimos 70 anos.

Citados pela agência AFP, os investigadores frisam que estes resultados mostram os efeitos potencialmente negativos das alterações climáticas em ecossistemas primitivos e remotos.

“Mesmo os lagos relativamente remotos e localizados em áreas protegidas (…) é evidente o traço da perturbação humana no sistema terrestre“, disse à agência a cientista Isabella Oleksy, cujas declarações estão reproduzidas no portal Phys.

“O aquecimento rápido em ambientes de alta altitude levou à aceleração rápida e à prevalência de algas verdes, que até recentemente existiam em pouca abundância nestes mesmo lagos” dos Estados Unidos, explicou.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de cientistas comparou o número de algas verdes em dois lagos a cerca de 100 quilómetros da cidade de Denver e depois comparou os resultados com dados de meados do século passado.

Os cientistas encontraram “mudanças drásticas” na quantidade de florações de algas verdes, as chamadas clorófitas, que prosperam em temperaturas mais quentes.

Em lagos e oceanos, as florações das algas podem fazer adoecer muitas espécies de animais selvagens que as acabam por ingerir. Além disso, desestabilizam os ambientes aquáticos ao bloquearem a luz do sol. Sejam de água doce ou salgada, estas algas têm também um enorme impacto negativo na economia, uma vez que acabam por atingir diretamente a pesca, o turismo e a saúde humana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …