Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Proceedings of the Royal Society B, a concentração de algas nos lagos montanhosos dos Estados Unidos duplicou nos últimos 70 anos.

Citados pela agência AFP, os investigadores frisam que estes resultados mostram os efeitos potencialmente negativos das alterações climáticas em ecossistemas primitivos e remotos.

“Mesmo os lagos relativamente remotos e localizados em áreas protegidas (…) é evidente o traço da perturbação humana no sistema terrestre“, disse à agência a cientista Isabella Oleksy, cujas declarações estão reproduzidas no portal Phys.

“O aquecimento rápido em ambientes de alta altitude levou à aceleração rápida e à prevalência de algas verdes, que até recentemente existiam em pouca abundância nestes mesmo lagos” dos Estados Unidos, explicou.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de cientistas comparou o número de algas verdes em dois lagos a cerca de 100 quilómetros da cidade de Denver e depois comparou os resultados com dados de meados do século passado.

Os cientistas encontraram “mudanças drásticas” na quantidade de florações de algas verdes, as chamadas clorófitas, que prosperam em temperaturas mais quentes.

Em lagos e oceanos, as florações das algas podem fazer adoecer muitas espécies de animais selvagens que as acabam por ingerir. Além disso, desestabilizam os ambientes aquáticos ao bloquearem a luz do sol. Sejam de água doce ou salgada, estas algas têm também um enorme impacto negativo na economia, uma vez que acabam por atingir diretamente a pesca, o turismo e a saúde humana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …