O “lago rachado” de Taiwan é famoso nas redes sociais (mas esconde uma realidade sombria)

O Lago Sol Lua já foi um ponto turístico popular de Taiwan. Porém, agora, o fundo do lago “rachado” é famoso por um motivo sombrio: uma das piores secas que atingiu a ilha em décadas.

O leito do lago ressecado, com fendas que serpenteiam pelo chão, chamou a atenção dos influencers, que viajaram até ao local para tirar fotografias visualmente cativantes do terreno e publicá-las nas suas redes sociais.

No entanto, segundo conta o The New York Times, a situação é terrível.

Os moradores locais têm rezado ao deus Matsu por chuva depois de uma seca de um mês ter evaporado os reservatórios da ilha. Em algumas partes do lago, começou a crescer relva e molhes que normalmente flutuam estão presos na lama seca.

Sem água, os barcos de turismo ficam parados. “O nosso negócio está a menos 90% do que no ano passado”, disse Wang Ying-shen, presidente de um grupo de empresários que alugam barcos a visitantes.

As chuvas nos sete meses anteriores a fevereiro foram menos de metade da média histórica, depois de nenhum tufão ter atingido Taiwan em 2020, pela primeira vez em 56 anos, segundo o Governo.

As autoridades consideram a seca a pior em mais de meio século em Taiwan, que está a pressionar a indústria de semicondutores da ilha. Mais de 90% da capacidade de fabricação mundial dos chips mais avançados está em Taiwan.

Os agricultores que precisam de inundar os arrozais para cultivar arroz, raiz de lótus e outras safras sedentas foram duramente atingidos. “As flores e sementes de lótus que plantei não produzem bem”, disse Chen Chiu-lang, um agricultor na cidade de Tainan, no sul, num arrozal seco.

As famílias em áreas sob restrições de nível superior ficam sem água dois dias por semana. Incluídas estão a segunda maior cidade de Taiwan, Taichung, com 2,8 milhões de habitantes; Hsinchu, uma das maiores empresas globais de fabricação de semicondutores; e Tainan e Kaohsiung no sul.

O ministro da Economia, Wang Mei-hua, alertou que as restrições podem ser aumentadas.

As autoridades estão a perfurar poços extra e aviões militares estão a despejar produtos químicos que semeiam nuvens, na esperança de provocar chuvas torrenciais.

O ministério da Economia alocou 2,5 milhões de dólares de Taiwan (72 milhões de euros) em março para perfurar poços e construir instalações de dessalinização de água do mar.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “aviões militares estão a despejar produtos químicos que semeiam nuvens, na esperança de provocar chuvas torrenciais.”

    Mas os chemtrails nao existem…. certo??

    • A tecnologia de aplicar químicos sobre as nuvens para que elas descarreguem a água é usada há muitas décadas. Não tem nada a ver com o que apregoas os maluquinhos das teorias de conspiração, de que estamos a ser envenenados com aviões comerciais. Será necessário eu perder o meu tempo para explicar isto?

    • Naaaa…existem lá agora!
      Isso é tudo invenção dos negacionistas e do movimento anti-vacinas.
      O Pai Natal é que tinha razão…

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …