/

O lago escaldante que “mora” no coração do Kilauea já tem 30 metros de profundidade

US Geological Survey

O lago com água a ferver formado recentemente no interior do vulcão Kilauea, no Havai, já atingiu os 30 metros de profundidade, segundo dados do Observatório Vulcanológico do Hawai esta semana divulgados.

De acordo com os mesmos números, citado pela revista Newsweek, o lago da cratera Halema’uma’u tem 268 metros de comprimento e 131 metros de largura.

A temperatura da água do lago continua a escaldar, estando agora entre os 160 e 180 graus Fahrenheit (entre os 70 e os 80 graus Celsius), apesar de as temperaturas subterrâneas serem potencialmente mais elevadas.

Inicialmente, imagens áreas mostravam uma “lagoa verde” com o tamanho de um camião no fundo da caldeira do Kilauea. Desde então, o lago tem aumentado a sua dimensão.

Em setembro do ano passado, Jim Kauahikaua, geofísico do Observatório Vulcanológico do Hawai, disse à Newsweek que o lago parece ser um “lençol freático crescente”, que parece estar a recuperar-se depois das erupções de 2018.

“Se for uma água subterrânea, atingirá um nível de equilíbrio a cerca de 70 metros acima do fundo do poço”, estimou na altura o especialista.

O vulcão Kilauea, um dos maiores do mundo, está localizado no sudeste da ilha de Havai, que é a maior do arquipélago, na qual vivem cerca de 185 mil pessoas. As erupções têm sido frequentes desde 1983. A erupção de 2018 foi a maior dos últimos 200 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.