/

Laboratório do Exército disponível para produzir canábis para fins medicinais

O Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos mostrou-se disponível para garantir a produção de canábis para fins medicinais.

O Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF) está disponível para assegurar a produção nacional de canábis medicinal, ajudando a concretizar o decreto da Assembleia da República, em vigor desde quarta-feira, que legaliza o uso de preparações de canábis.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a instituição militar afirmou ter “flexibilidade” para ser fornecedor do Serviço Nacional de Saúde e cumprir a legislação, que inclui uma norma que diz que os militares podem contribuir para a produção destes medicamentos.

O decreto, que entrou em vigor no dia 1 de agosto, prevê que a canábis possa ser comercializada nas farmácias mediante apresentação de receita médica, mas a substância ainda não se encontra disponível.

Segue-se agora um período de regulamentação de 60 dias, que termina em outubro, prazo limite para o Infarmed divulgar a lista dos “medicamentos, preparações e substâncias à base da planta canábis” em “condições de ser utilizadas para fins terapêuticos e medicinais”.

Esta não é a primeira vez que o Laboratório do Exército é usado. O LMPQF produz metadona desde 1999 – um analgésico opióide semelhante à heroína -, assim como vários medicamentos para doenças raras. Além disso, refere o diário, em 2009 os militares tiveram um importante papel na preparação da vacina para combater a Gripe A.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.