/

Arqueólogos encontraram um misterioso labirinto subterrâneo perto do Muro das Lamentações

1

Yaniv Berman / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos encontrou um labirinto subterrâneo perto do Muro das Lamentações, em Jerusalém. Os investigadores acreditam que este espaço pode ter servido para armazenar alimentos, de residência ou refúgio de segurança.

Uma equipa de arqueólogos descobriu um complexo, com cerca de dois mil anos, que conta com três divisões, perto do Muro das Lamentações, na Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel.

De acordo com a Sputnik News, os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel acreditam que este complexo subterrâneo milenar foi esculpido antes do Cerco de Jerusalém, no ano 70 d.C..

Esta é uma descoberta única. É preciso entender que há dois mil anos, em Jerusalém, era costume construir com pedras. A questão é: por que motivo estes esforços e recursos foram investidos em esculpir quartos subterrâneos?”, questionaram os arqueólogos Monnickendam-Givon e Tehila Sadiel em comunicado.

A estrutura subterrânea foi descoberta debaixo de uma grande estrutura do período Bizantino, erguida há 1.400 anos, e serve agora de entrada para os túneis do Muro das Lamentações.

“É a primeira vez que um sistema subterrâneo é descoberto próximo do Muro das Lamentações.” Esta descoberta traz informações inéditas sobre o quotidiano na cidade antes da destruição do Segundo Templo Judaico, revelando uma série de objetos do dia a dia local.

A equipa encontrou também blocos de pedra decorativos, objetos domésticos (como recipientes de argila, mapas e uma caneca de pedra) e uma grande bacia que tinha como finalidade armazenar água – possivelmente utilizada em rituais judaicos espirituais. As paredes também possuem áreas esculpidas, que serviam como espaços para colocar lanternas.

Monnickendam-Givon acredita que os quartos subterrâneos eram parte de uma grande estrutura, que se perdeu ao longo da história. No entanto, as escavações ainda “são ainda um trabalho em progresso”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.