Arqueólogos encontraram um misterioso labirinto subterrâneo perto do Muro das Lamentações

Yaniv Berman / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos encontrou um labirinto subterrâneo perto do Muro das Lamentações, em Jerusalém. Os investigadores acreditam que este espaço pode ter servido para armazenar alimentos, de residência ou refúgio de segurança.

Uma equipa de arqueólogos descobriu um complexo, com cerca de dois mil anos, que conta com três divisões, perto do Muro das Lamentações, na Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel.

De acordo com a Sputnik News, os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel acreditam que este complexo subterrâneo milenar foi esculpido antes do Cerco de Jerusalém, no ano 70 d.C..

Esta é uma descoberta única. É preciso entender que há dois mil anos, em Jerusalém, era costume construir com pedras. A questão é: por que motivo estes esforços e recursos foram investidos em esculpir quartos subterrâneos?”, questionaram os arqueólogos Monnickendam-Givon e Tehila Sadiel em comunicado.

A estrutura subterrânea foi descoberta debaixo de uma grande estrutura do período Bizantino, erguida há 1.400 anos, e serve agora de entrada para os túneis do Muro das Lamentações.

“É a primeira vez que um sistema subterrâneo é descoberto próximo do Muro das Lamentações.” Esta descoberta traz informações inéditas sobre o quotidiano na cidade antes da destruição do Segundo Templo Judaico, revelando uma série de objetos do dia a dia local.

A equipa encontrou também blocos de pedra decorativos, objetos domésticos (como recipientes de argila, mapas e uma caneca de pedra) e uma grande bacia que tinha como finalidade armazenar água – possivelmente utilizada em rituais judaicos espirituais. As paredes também possuem áreas esculpidas, que serviam como espaços para colocar lanternas.

Monnickendam-Givon acredita que os quartos subterrâneos eram parte de uma grande estrutura, que se perdeu ao longo da história. No entanto, as escavações ainda “são ainda um trabalho em progresso”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …