Kuwait diz que Arábia Saudita vai reabrir fronteiras com o Qatar

hamad M / Flickr

Kuwait

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Kuwait, Ahmad Nasser al-Sabah, anunciou na segunda-feira que a Arábia Saudita vai reabrir o seu espaço aéreo e as fronteiras terrestres e marítimas com o Qatar.

Como noticiou esta terça-feira o Público, citando a Reuters, o Kuwait e os Estados Unidos (EUA) têm tentado resolver o conflito que levou a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrain e o Egito a cortar relações com o Qatar em 2017.

“Foi alcançado um acordo para abrir o espaço aéreo e as fronteiras terrestres e marítimas entre a Arábia Saudita e o Qatar a partir desta noite”, disse Ahmad Nasser al-Sabah na televisão kuwaitiana, um dia antes de uma cimeira do Golfo Árabe na Arábia Saudita.

De acordo com a agência estatal da Arábia Saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman afirmou que a reunião anual iria unir as fileiras da região “face aos desafios que enfrenta”. Numa declaração, Ahmad Nasser al-Sabah explicou que o acordo vai ser assinado na cimeira.

O Qatar negou sempre as acusações de apoio ao terrorismo. Entre as 13 exigências feitas ao país estavam o encerramento da estação televisiva Al Jazeera e de uma base turca no país, o corte de laços com a Irmandade Muçulmana e a diminuição da intensidade de relações com o Irão.

O bloqueio, conhecido como Crise do Golfo, foi considerado o mais grave conflito na região desde a invasão do Kuwait por Saddam Hussein, em 1990.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.