Kristina é a avó que lidera a luta contra as leis anti-aborto do tempo dos nazis

Stephan Röhl / Wikimedia

A médica de 63 anos, Kristina Hänel.

Na Alemanha, o aborto é tecnicamente ilegal e há leis que se arrastam desde a era Nazi. Kristina Hänel é a principal figura do movimento para alterar o paradigma.

Avó de cinco e com 63 anos de idade, Kristina Hänel não é propriamente a figura que se esperaria ver liderar um movimento contra as leis anti-aborto na Alemanha. Toca acordeão e monta a cavalo nos seus tempos livres. Médica de profissão, foi multada em 6 mil euros por oferecer serviços de aborto no seu site.

Kristina não se deixou ficar e pretende retaliar e levar o caso até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A sua ousadia foi a faísca necessária para as gerações mais jovens de alemães mostrarem interesse nos direitos ao aborto.

A história de Kristina, dada a conhecer pelo OZY, tem feito burburinho na imprensa germânica — e a própria reconhece que nem sempre as coisas foram assim. “Não aparecíamos nos jornais, não éramos políticos”, explicou. Dedicada à saúde sexual feminina durante toda a sua carreira, focou-se mais no aborto conforme se foi tornando num caso mais político.

A alemã acusa as clínicas de aborto se aproveitam do embaraço das mulheres, cobrando preços demasiado altos. Foi aí que sentiu a necessidade de criar um espaço diferente, que fizesse o mesmo procedimento e que não julgasse as mulheres. “Eu era uma espécie de ativista secreta na minha cabeça, mas nunca pensei que isto viesse a acontecer, o que está a acontecer agora”, reconhece.

Aquilo que a move está no sangue que lhe corre nas veias. O seu pai, também ele médico, fez vários abortos ilegais depois da guerra — algo que era ilegal nos anos 50 e punido com pena de morte nos anos 40.

Na Alemanha, o aborto é tecnicamente ilegal, apesar de não haver castigos para quem o faça. Anualmente, são feitos cerca de 100 mil abortos em todo o país. Uma lei do tempo dos nazis estabelece que é ilegal um médico partilhar no seu site que faz serviços de aborto.

Em fevereiro deste ano, este diploma foi revisto e agora os médicos podem divulgar este serviço, mas não podem explicar os métodos que utilizam ou o preço que praticam. Kristina acredita que isto é uma forma de atirar areia para os olhos das mulheres e uma forma de calar o movimento, em vez de procurar uma mudança significativa.

“Eu tenho de mudar a lei. Não eu. Eu não posso fazer isso sozinha, mas temos um grande movimento agora”, realçou. Para esta avó, o que interessa não é a multa, mas sim o princípio.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A sério?! Pensei que o aborto, err perdão, assassínio de bebés, fosse apoiado pelos Nazis!… Afinal também eram pró-vida!… Há aqui qualquer coisa que não bate certo…

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …