Kremlin vai oferecer iPhones aos autores das melhores selfies eleitorais

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O Kremlin está a tentar convencer os jovens eleitores a participarem nas presidenciais de 18 de março com um concurso: os autores das melhores selfies do momento da votação recebem iPhones.

No próximo dia 18 de março, Vladimir Putin volta a candidatar-se à Presidência da Rússia pela quarta vez. O presidente, que governa o país há 18 anos, quer ser reeleito numa eleição em que obtenha cerca de 70% dos votos, mas não se fica por aí.

Putin quer também que haja um elevado nível de ida às urnas, e estabelece, também, uma meta na ordem dos 70%. Para isso, segundo a Sábado, o Kremlin está a investir cerca de 11 milhões de euros em campanhas.

Foto nas Urnas é o nome do concurso de selfies na mesa de voto que o Kremlin está a planear para dia 18 de março. Os autores das melhores fotografias do momento da votação irão receber iPhones, Pads e Apple Watchs.

Em declarações ao portal empresarial RBC, Alexei Makarkin, cientista político citado pelo Expresso, disse que o concurso de selfies poderá criar uma atmosfera festiva e que “os miúdos vão arrastar os pais para as urnas”.

Além disso, também serão organizados jogos familiares como testes de habilidades de futebol, Adivinha a Palavra e referendos sobre questões que interessam tanto a crianças como aos pais.

Alexei Navalny foi proibido pelo Supremo Tribunal russo de concorrer às eleições presidenciais, por já ter sido condenado por corrupção. Desta forma, Vladimir Putin será o único candidato.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Confrontos na Catalunha. PSOE desce e extrema-direita sobe nas intenções de voto

Segundo uma sondagem para o espanhol El Mundo, os socialistas ficariam com 121 deputados e 27% dos votos. O PP cresce e o Vox pode passar a terceira força política. De acordo com uma sondagem publicada …

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …