Kremlin vai oferecer iPhones aos autores das melhores selfies eleitorais

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O Kremlin está a tentar convencer os jovens eleitores a participarem nas presidenciais de 18 de março com um concurso: os autores das melhores selfies do momento da votação recebem iPhones.

No próximo dia 18 de março, Vladimir Putin volta a candidatar-se à Presidência da Rússia pela quarta vez. O presidente, que governa o país há 18 anos, quer ser reeleito numa eleição em que obtenha cerca de 70% dos votos, mas não se fica por aí.

Putin quer também que haja um elevado nível de ida às urnas, e estabelece, também, uma meta na ordem dos 70%. Para isso, segundo a Sábado, o Kremlin está a investir cerca de 11 milhões de euros em campanhas.

Foto nas Urnas é o nome do concurso de selfies na mesa de voto que o Kremlin está a planear para dia 18 de março. Os autores das melhores fotografias do momento da votação irão receber iPhones, Pads e Apple Watchs.

Em declarações ao portal empresarial RBC, Alexei Makarkin, cientista político citado pelo Expresso, disse que o concurso de selfies poderá criar uma atmosfera festiva e que “os miúdos vão arrastar os pais para as urnas”.

Além disso, também serão organizados jogos familiares como testes de habilidades de futebol, Adivinha a Palavra e referendos sobre questões que interessam tanto a crianças como aos pais.

Alexei Navalny foi proibido pelo Supremo Tribunal russo de concorrer às eleições presidenciais, por já ter sido condenado por corrupção. Desta forma, Vladimir Putin será o único candidato.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …