Comissão Eleitoral rejeita candidatura de opositor número 1 de Putin

varfolomeev / Flickr

O líder da oposição russa, Alexei Navalny.

A Comissão Eleitoral russa rejeitou, esta segunda-feira, a candidatura de Alexei Navalny às presidenciais de 18 de março devido a uma condenação antiga.

O opositor número um do Kremlin, Alexei Navalny, viu a sua candidatura às presidenciais rejeitada pela Comissão Eleitoral russa. O ativista russo entregou a sua candidatura este domingo, consciente de que a antiga condenação por desvio de fundos poderia prejudicar a sua corrida às presidenciais.

Esta segunda-feira, a Comissão Central de Eleições da Rússia anunciou que a candidatura de Navalny foi rejeitada devido a essa mesma condenação. Em fevereiro, Navalny foi condenado a cinco anos de pena suspensa por desvio de fundos em 2009. A comissão eleitoral já havia alertado o líder da oposição que não poderia candidatar-se até 2028.

Navalny e os seus apoiantes consideram que esta condenação é politicamente motivada. De acordo com o Jornal de Negócios, Navalny afirmou, em debates públicos anteriores à decisão, que “estes casos foram fabricados para não me deixarem candidatar às presidenciais”.

Em reação à decisão, Navalny pediu aos eleitores que boicotem a ida às urnas. “Apenas Putin e os candidatos escolhidos pessoalmente por ele – aqueles que não representam qualquer ameaça – concorrem”, disse Navalny, afirmando que “este processo não é uma eleição”.

Segundo a lei eleitoral russa, para ser nomeado, Navalny precisa que um grupo de pelo menos 500 eleitores manifestem o apoio à sua candidatura. O opositor garante ainda que irá recorrer da decisão do Tribunal e prossegue a campanha eleitoral na esperança de poder enfrentar o chefe do Kremlin nas presidenciais, marcadas para março de 2018.

Vladimir Putin, que anunciou os seus planos de concorrer como candidato independente às eleições, deverá ser proposto como candidato através de uma iniciativa popular esta terça-feira. Apesar dos problemas de corrupção e do nível de pobreza que permanece muito alto, as pesquisas preveem uma grande vitória de Putin.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lavada em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa pelo abate de milhões de martas

Em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu desculpas nesta quinta-feira pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o …

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …