Comissão Eleitoral rejeita candidatura de opositor número 1 de Putin

1

varfolomeev / Flickr

O líder da oposição russa, Alexei Navalny.

A Comissão Eleitoral russa rejeitou, esta segunda-feira, a candidatura de Alexei Navalny às presidenciais de 18 de março devido a uma condenação antiga.

O opositor número um do Kremlin, Alexei Navalny, viu a sua candidatura às presidenciais rejeitada pela Comissão Eleitoral russa. O ativista russo entregou a sua candidatura este domingo, consciente de que a antiga condenação por desvio de fundos poderia prejudicar a sua corrida às presidenciais.

Esta segunda-feira, a Comissão Central de Eleições da Rússia anunciou que a candidatura de Navalny foi rejeitada devido a essa mesma condenação. Em fevereiro, Navalny foi condenado a cinco anos de pena suspensa por desvio de fundos em 2009. A comissão eleitoral já havia alertado o líder da oposição que não poderia candidatar-se até 2028.

Navalny e os seus apoiantes consideram que esta condenação é politicamente motivada. De acordo com o Jornal de Negócios, Navalny afirmou, em debates públicos anteriores à decisão, que “estes casos foram fabricados para não me deixarem candidatar às presidenciais”.

Em reação à decisão, Navalny pediu aos eleitores que boicotem a ida às urnas. “Apenas Putin e os candidatos escolhidos pessoalmente por ele – aqueles que não representam qualquer ameaça – concorrem”, disse Navalny, afirmando que “este processo não é uma eleição”.

Segundo a lei eleitoral russa, para ser nomeado, Navalny precisa que um grupo de pelo menos 500 eleitores manifestem o apoio à sua candidatura. O opositor garante ainda que irá recorrer da decisão do Tribunal e prossegue a campanha eleitoral na esperança de poder enfrentar o chefe do Kremlin nas presidenciais, marcadas para março de 2018.

Vladimir Putin, que anunciou os seus planos de concorrer como candidato independente às eleições, deverá ser proposto como candidato através de uma iniciativa popular esta terça-feira. Apesar dos problemas de corrupção e do nível de pobreza que permanece muito alto, as pesquisas preveem uma grande vitória de Putin.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.