“É uma mentira”. Kremlin rejeita acusações de crimes de guerra em Izium

2

Oleg Petrasyuk / EPA

O Kremlin rejeitou, esta segunda-feira, as acusações de crimes de guerra em Izium, onde foi encontrada uma vala comum com cerca de 450 sepulturas numeradas.

Os cadáveres de centenas de pessoas foram lentamente retirados de um pinhal próximo de Izium onde as autoridades ucranianas encontraram uma imensidão de cruzes espetadas na terra.

A polícia disse ter identificado à volta de 450 sepulturas numeradas, que se julgam serem na maioria individuais, e pelo menos uma vala comum que continha a inscrição “Exército ucraniano, 17 pessoas. Morgue de Izium”.

“O mundo deve reagir a tudo isto. A Rússia repetiu em Izium o que fez em Bucha”, disse o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Questionado esta segunda-feira pelos jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeitou todas as acusações.

“É o mesmo cenário que em Bucha. É uma mentira, e claro que defenderemos a verdade nesta história”, disse Peskov, que já tinha recusado as acusações de crimes de guerra no massacre em Bucha.

Já em abril temia-se que o que se passou em Bucha se repetisse em Izium. Muitos receavam que, numa eventual retirada das tropas russas, se repetisse um massacre, já que havia relatos de que em Izium as tropas russas tinham listas de alvos a abater.

“Bucha e Izyum são muito parecidas”, realçou, na altura o presidente da Câmara de Izium, Valerii Marchenko.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse esperar que o Tribunal Penal Internacional possa investigar para apurar responsabilidades.

ZAP //

2 Comments

    • Guerra não desencadearam, segundo a opinião deles. Sempre se referiram ao que está a acontecer na Ucrânia como uma operação militar especial.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.