Kremlin anuncia competição para os russos proibidos de ir aos Jogos de Inverno

Sergei Karpukhin / POOL / EPA

O Kremlin anunciou hoje a organização de uma competição para os desportistas russos proibidos de participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro, devido ao escândalo de doping que assola o país.

O presidente Vladimir Putin “lembrou ao governo a sua decisão de organizar uma competição para os nossos atletas que não podem estar nas olimpíadas” que vão decorrer na Coreia do Sul, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Os vencedores da dita competição, que decorrerá paralelamente às olimpíadas, tal como já aconteceu para os Jogos de Verão do Rio2016, com um evento simultâneo em Moscovo, receberão os mesmos prémios e honras destinados aos medalhados olímpicos.

O jornal Izbestia noticiou recentemente sobre o plano do governo de organizar o evento em Sochi, onde a Rússia promoveu os Jogos de Inverno de 2014.

Envolvida em vasto escândalo de doping institucionalizado no desporto entre 2011 e 2015 e apoiado pelo governo, especialmente em Sochi2014, a Rússia acabou suspensa também para os Jogos de Inverno, decisão tomada em 05 de dezembro.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou, no entanto, aberta a participação aos atletas russos comprovadamente limpos – criou uma comissão independente para o efeito – que teriam de competir sob a banheira e hino olímpicos e a inscrição “atleta olímpico russo”.

O painel liderado pelo ex-ministro francês do desporto, Valérie Fourneyron, permitiu que 169 desportistas russos possam participar, excluindo vários medalhados olímpicos de o fazer.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …

Encontrado o corpo da atriz Naya Rivera

O corpo da cantora e atriz, estrela da série televisiva Glee, foi encontrado, esta terça-feira, num lago no sul da Califórnia, anunciaram as autoridades do condado de Ventura. O corpo de Naya Rivera foi descoberto seis …

Em 2100, seis em cada dez idosos vão ser dependentes

Quase seis em cada dez portugueses idosos vão ser dependentes de pessoas em idade ativa no ano de 2100. A estimativa é do Eurostat. De acordo com uma estimativa recente do Eurostat, seis em cada dez …