Kremlin anuncia competição para os russos proibidos de ir aos Jogos de Inverno

Sergei Karpukhin / POOL / EPA

O Kremlin anunciou hoje a organização de uma competição para os desportistas russos proibidos de participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, de 9 a 25 de fevereiro, devido ao escândalo de doping que assola o país.

O presidente Vladimir Putin “lembrou ao governo a sua decisão de organizar uma competição para os nossos atletas que não podem estar nas olimpíadas” que vão decorrer na Coreia do Sul, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Os vencedores da dita competição, que decorrerá paralelamente às olimpíadas, tal como já aconteceu para os Jogos de Verão do Rio2016, com um evento simultâneo em Moscovo, receberão os mesmos prémios e honras destinados aos medalhados olímpicos.

O jornal Izbestia noticiou recentemente sobre o plano do governo de organizar o evento em Sochi, onde a Rússia promoveu os Jogos de Inverno de 2014.

Envolvida em vasto escândalo de doping institucionalizado no desporto entre 2011 e 2015 e apoiado pelo governo, especialmente em Sochi2014, a Rússia acabou suspensa também para os Jogos de Inverno, decisão tomada em 05 de dezembro.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou, no entanto, aberta a participação aos atletas russos comprovadamente limpos – criou uma comissão independente para o efeito – que teriam de competir sob a banheira e hino olímpicos e a inscrição “atleta olímpico russo”.

O painel liderado pelo ex-ministro francês do desporto, Valérie Fourneyron, permitiu que 169 desportistas russos possam participar, excluindo vários medalhados olímpicos de o fazer.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …