O surfista brasileiro Rodrigo Koxa conquistou o recorde mundial para a maior onda surfada, com uma onda na Nazaré em novembro passado, segundo os prémios de ondas gigantes atribuídos pela Liga Mundial de Surf anunciados este domingo.
Dez ondas surfadas na Nazaré estavam nomeadas para várias categorias dos prémios de ondas gigantes, entre 30 candidatas.
Rodrigo Koxa conquistou o prémio de maior onda do ano e tornou-se o recordista mundial da maior onda surfada, ultrapassando o recorde de Garrett McNamara em 2011.
O brasileiro Koxa surfou uma onda com oitenta pés, ou seja, mais de 24 metros de onda. Esta é agora a maior onda de sempre a ser surfada.
Os vencedores foram conhecidos numa gala que decorreu na noite passada na Califórnia, nos Estados Unidos, onde esteve presente o presidente da Câmara da Nazaré.
“A cereja no topo no bolo é definitivamente o novo recorde, e daí este ser um dia fantástico na minha vida enquanto presidente da Câmara e de alguém que tem vindo a apostar na utilização do surf e das ondas gigantes enquanto fator de promoção e ativação da Nazaré internacionalmente. Fica marcado como um dia fantástico porque obtivemos um recorde do mundo com a onda de Rodrigo Koxa de 80 pés, qualquer coisa como 24, 38 metros, batendo o recorde de Garret McNamara, que já era da Nazaré. É de forma emocionada que me refiro àquilo que conseguimos em Los Angeles”, disse o presidente.
Na categoria de melhor onda surfada, a Nazaré estava nomeada através dos surfistas Ross Clarke-Jones e Sebastian Steudner, que também surgiam como representantes da praia portuguesa na categoria onda XXL, juntamente com Rodrigo Koxa e Benjamim Sanchis.
ZAP // Lusa