O Kit Kat é uma obsessão no Japão. Há mais de 300 sabores deste popular chocolate, a contar com as edições especiais. É o mais vendido no país asiático. Porquê?
Desde que a Nestlé chegou ao país, nos anos 80, o Japão, repleto de sabores e gostos excêntricos, decidiu fazer adaptações do Kit Kat. Começou com morango, mas atualmente foram já criados (e vários descontinuados) cerca de 300 sabores diferentes deste chocolate — o mais popular é o formato “mini”.
Vão desde os mais “simples”, como saquê, wasabi, matcha ou banana de Tóquio aos mais cmplexos e caros, como é o caso do Kit Kat feito de sabor de batata-doce de Okinawa, um tubérculo japonês roxo e rico em amido, ou recheio de feijão adzuki ou mesmo wasabi. Por várias vezes, os sabores de Kit Kat (também existem, por exemplo, versões de chocolate frito do Kit Kat) viram tendência nas redes sociais.
Há até lojas que podem ser consideradas de luxo deste alimento que é para o ocidente tão corriqueiro. Por entre edições limitadas, as lojas Kit Kat Chocolatory vendem verdadeiras peças de arte decoradas como sobremesas em pratos gourmet, com o logótipo da Kit Kat totalmente escondido por pequenos e delicados crocantes coloridos, ou embaladas individualmente como um presente.
Desde 2010 até 2018, data de publicação da reportagem do The New York Times sobre o tema, as vendas no Japão aumentaram cerca de 50%. Os Kit Kats japoneses são produzidos em duas fábricas da Nestlé em Himeji e Kasumigaura.
“O Japão é o número 1 em termos de vendas e lucros, em comparação com outros mercados da Nestlé”, disse Ryoji Maki, responsável de marketing da Nestlé Japão na altura.
Uma feliz coincidência
E há um fator chave para a popularidade deste chocolate com pequenas barrinhas no Japão, em particular entre crianças — o seu nome.
Neste país, é tradição oferecer às crianças um Kit Kat antes de exames ou testes. Isto porque este chocolate tem um nome que soa muito como “ kitto katsu” (きっと勝つ), que em japonês significa “tu consegues”, ou “não desistas”.
Como explica o site Kotaku, “kitto katsutoo” (きっと勝つとぉ), ou “irás certamente vencer”, é uma expressão muito usada para encorajar as pessoas, tendo-se o Kit Kat, com um nome semelhante, tornado uma espécie de amuleto de sorte.