Kim Jong-un tem medo de ser assassinado no encontro com Trump

(dr) DPR

Duas fontes próximas das negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte revelaram à Bloomberg que Kim Jong-un tem receio de ser assassinado durante o seu encontro com Donald Trump, em Singapura.

Kim Jong-un teme ser “assassinado” durante o seu encontro com Donald Trump, marcado para o dia 12 de junho, em Singapura. A revelação foi feita à Bloomberg por duas fontes próximas das negociações que não foram identificadas.

“Kim está extremamente preocupado com a sua segurança e teme ser assassinado”, disseram as ditas fontes. A viagem para Singapura levará o líder norte-coreano para o ponto mais longe que algumas vez esteve do seu país, desde que assumiu o poder em 2011.

Embora  cimeira tenha sido cancelada pelo Presidente norte-americano, essa posição manteve-se durante poucos dias. O anúncio oficial surgiu na terça-feira,  através da porta-voz do Governo de Trump. Sarah Sanders afirmou que a Casa Branca está a “preparar-se ativamente” para o encontro entre os dois líderes.

Segundo a Sábado, este temor de Kim Jong-un não é novo. O líder norte-coreano tem receado ser assassinado, até mesmo no seu próprio país. Aliás, na cimeira com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, Kim levou uma equipa de segurança extensa.

Em 2017, Pyongyang acusou a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de terem criado uma arma bioquímica para atacar a liderança da Coreia do Norte, lembra o Business Insider.

As preocupações de Kim Jong-un não são óbvias, mas podem ter sido motivadas pelas declarações do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos. John Bolton comparou a Coreia do Norte à Líbia em relação ao processo de desnuclearização dos países.

Estas declarações podem ter assustado Kim Jong-un, já que o líder da Líbia, Muhammar Kadhafi foi assassinado numa intervenção norte-americana depois de ter aceitado parar com o programa nuclear do país africano.

Em Singapura já foram adotadas várias medidas para garantir que a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un decorre em segurança, tendo sido bloqueado o acesso a algumas áreas da cidade onde os líderes se vão encontrar e restringido o espaço aéreo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …