“Paz depende dos Estados Unidos.” Kim Jong-un acusa Trump de “má fé”

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Jong-un acredita que a situação na península coreana depende da atitude dos Estados Unidos e acusa o país de ter adotado uma atitude de “má-fé”.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, acredita que a situação na península coreana depende da “atitude” dos Estados Unidos, que acusou de “má fé”, garantindo que o seu regime está preparado para qualquer “situação possível”.

As declarações foram realizadas na cimeira que juntou Kim na quinta-feira com o Presidente russo, Vladimir Putin, e reproduzidas pela agência de notícias norte-coreana KCNA. O líder da Coreia do Norte não fez qualquer declaração no final da cimeira com Putin, na cidade russa de Vladivostok.

Os Estados Unidos adotaram uma atitude de má-fé” na segunda cimeira entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em fevereiro, disse Kim a Putin no encontro desta quinta-feira em Vladivostok, segundo a KCNA.

Ainda de acordo com a mesma agência de notícias, Kim afirmou que “a situação na península coreana e na região agora está estagnada e chegou a um ponto crítico em que pode voltar ao seu estado original” e que “a paz e a segurança dependerão inteiramente da atitude futura dos EUA”.

No final da cimeira de Vladivostok, Putin, o único que compareceu perante os jornalistas, disse que ficou com a “impressão” de que Kim apoia a não-proliferação de armas de destruição em massa. Contudo, Pyongyang também quer “garantias de segurança e defesa de sua soberania”, sublinhou Putin.

“O mais importante é restabelecer o direito internacional e voltar à situação em que o direito internacional, e não a lei dos mais fortes, definia a situação no mundo”, acrescentou o Presidente russo.

A Coreia do Norte tem exigido que cessem “totalmente” as sanções que a ONU impôs ao regime de Pyongyang devido aos testes nucleares e balísticos iniciados em 2006. A Casa Branca, no entanto, mantém a posição de não ceder a essa pressão enquanto Pyongyang não tomar medidas concretas para desmantelar o seu arsenal nuclear.

No seu encontro com Putin em Vladivostok, Kim convidou Putin para visitar Pyonyang, e o Presidente russo prometeu fazê-lo quando a sua agenda assim o permitir.

No final, Putin disse ainda estar disposto a partilhar detalhes sobre a cimeira com Kim Jong-un com os EUA, o que pode alterar a influência da Rússia na questão da desnuclearização norte-coreana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …