Kiev atormentada por explosões pouco antes do cessar-fogo

Roman Pilipey / EPA

Kiev foi atormentada por várias explosões durante a madrugada. Ouviram-se ainda sirenes de ameaça de bombardeamento depois do início do cessar-fogo.

A Rússia voltou a prometer que vai cumprir o cessar-fogo para permitir a retirada de civis pelos corredores humanitários. A confirmação foi dada pelo chefe do Centro Nacional para o Controlo da Defesa da Rússia, que iria suspender os ataques a partir das 10h de Moscovo (7h em Portugal).

Assim, os corredores humanitários voltam reabrir numa tentativa de retirar civis de cinco cidades ucranianas: Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol.

Esta madrugada ficou marcada por várias explosões na capital ucraniana e nas áreas circundantes, sinais de bombardeamentos e combates aéreos.

Poucos minutos antes da hora prometida do início do cessar-fogo, ouviram-se sirenes em Kiev, perante nova ameaça de um ataque aéreo.

“Região de Kiev – alerta aéreo. Ameaça de ataque com mísseis. Toda a gente deve ir de imediato para os abrigos”, escreveu o governador da região, Oleksiy Kuleba, no Telegram.

O The Kyiv Independent escreve que os bombardeamentos em Sumy, ao longo desta madrugada, causaram 22 mortos, incluindo três crianças. Entretanto, o The Guardian escreve que já terá recomeçado a retirada de civis de Sumy.

“Uma série de explosões ruidosas ouvidas em Kiev e arredores agora. A cidade de Kiev lançou outro alerta de sirene para procurar abrigo imediatamente. As explosões são incessantes há três minutos”, escreveu no Twitter o correspondente da BuzzFeedNews, Cristopher Miller, esta madrugada.

As sirenes voltaram a soar já depois do início do cessar-fogo, às 9h locais. As cidades de Zhytomyr e Vasylkiv também estiveram em alerta perante um possível bombardeamento.

O Ministério da Defesa ucraniano diz que as cidades cercadas continuam sob “pesados bombardeamentos”.

Esta não é a primeira vez que se tentam estabelecer rotas de evacuação para civis, com as outras tentativas a falharem devido a uma alegada quebra de cessar-fogo por parte dos russos. Ainda assim, alguns milhares de pessoas conseguiram fugir da cidade de Sumy, no nordeste, na terça-feira.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.