Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista.
De acordo com o Observador, Starmer substitui Jeremy Corbyn e será, a partir deste sábado, o novo líder dos trabalhistas, depois da pesada derrota sofrida em dezembro.
Face ao novo cenário imposto pelo novo coronavírus, os trabalhistas conheceram os resultados via e-mail. Cada candidato a novo líder foi desafiado a gravar um vídeo com o respetivo discurso de vitória, para ser partilhado aquando da revelação dos números ao pormenor.
O discurso depois da vitória, anunciada este sábado, foi partilhado no Twitter.
Depois da alusão ao atual estado do país e do mundo, o novo líder recuperou uma “mancha” antiga na história do partido, o anti-semitismo. “Peço desculpa”, afirmou publicamente Starmer, prometendo recuperar a confianças das comunidades e membros do partido que se afastaram.
Antes do anúncio dos resultados finais, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson partilhava no seu Twitter um apelo à cooperação entre líderes num momento de emergência nacional.
Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, anunciou a sua saída do Labour devido aos resultados eleitorais que elegeram Boris Johnson para primeiro-ministro com uma vitória esmagadora.