Kazu Miura, o jogador mais velho do mundo, vai jogar em Portugal

Yokohama FC / Twitter

Kazuyoshi Miura, jogador de 53 anos do Yokohama FC.

Aos 55 anos de idade, o jogador mais velho do mundo, Kazuyoshi Miura, vai jogar em Portugal. O avançado chega esta sexta-feira a Portugal para assinar pela UD Oliveirense, de acordo com vários relatos.

A contratação do futebolista deverá ser oficializada em breve, após a realização dos habituais exames médicos, e a sua apresentação deverá acontecer já este sábado.

Os rumores que o ligavam a uma transferência para Portugal já eram conhecidos há algum tempo, mas só agora é que o negócio vai avançar. Em dezembro, Miura já tinha assistido ao jogo da Oliveirense frente ao Arouca, para a Taça da Liga.

‘King Miura’, como é conhecido, está há vários anos ligado ao Yokohama FC, clube japonês detido pelo Grupo Onodera, que detém maioria de capital na SAD da Oliveirense.

Miura deverá ficar em Oliveira de Azeméis, por empréstimo, até ao final desta temporada. No entanto, o jornal O JOGO adianta que a estadia do jogador poderá ter uma duração maior.

A Oliveirense ocupa o 11.º lugar da Liga Portugal SABSEG, o segundo escalão do futebol português.

Esta será a sua quinta experiência fora do Japão depois de passagens por Itália, Brasil, Croácia e Austrália. Kazu estava a jogar no Suzuka Point Getters, clube do 4.º escalão japonês, que é comandado pelo seu irmão mais velho.

Miura é o jogador de futebol profissional mais velho no ativo, contando com 12 títulos no seu palmarés. Entre eles, destacam-se duas ligas japonesas, uma liga croata e a conquista de uma Taça Asiática, ao serviço da seleção. O japonês celebra o seu aniversário dia 26 de fevereiro, pelo que está perto de chegar aos 56 anos de idade.

“É um problema porque a minha paixão pelo futebol continua a crescer. Se eu continuar assim, vou morrer como Kazu. Sei que o meu corpo está diferente do que quando tinha 50 anos. Treino uma hora e meia e depois, tenho de ter o dobro do cuidado com o meu corpo e fazer massagens, pelo menos, durante duas horas”, disse o jogador ao jornal Sponichi, antes da chegada a Portugal.

“Acho que não será possível jogar até aos 60. No entanto, quando tinha 50 também achava que aos 55 não ia jogar. Fiquei desapontado por não ter ido ao Mundial, deu-me uma nova motivação”, acrescentou, citado pelo MaisFutebol.

Com 90 internacionalizações, Miura marcou 55 golos e leva já uma longa carreira de sucesso no Japão. No entanto, foi no Brasil que o japonês começou a dar os primeiros passos. Formado na Juventus de São Paulo, jogou ainda no Santos, Palmeiras, Matsubara, CRB, XV de Jaú e Coritiba.

Em 1991, com 24 anos, mudou-se pela primeira vez para a sua terra natal, para representar o Tokyo Verdy. Entretanto esteve uma temporada no Génova, em Itália, mas voltaria ao Verdy logo no ano seguinte. Aventurou-se novamente na Europa, no Dínamo Zagreb, mas em mais uma época desapontante, regressou ao Japão.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.