Kane no Bayern: processo ridículo e uma carreira incrível… sem títulos

Ronald Wittek/EPA

Harry Kane no seu primeiro jogo pelo Bayern

Avançado inglês é reforço do campeão alemão – mas, num determinado momento, parecia que não ia ser.

Harry Kane foi sempre associado a um clube: Tottenham Hotspur. Vai deixar de ser a partir desta temporada 2023/24.

O Bayern Munique confirmou a contratação do avançado inglês. É talvez a transferência mais mediática entre clubes europeus neste Verão.

Como é habitual, os números do negócio não foram divulgados mas estima-se que os alemães paguem aos ingleses 110 milhões de euros. Será a transferência mais cara de sempre na Bundesliga.

Mas não foi um processo simples. O próprio director-executivo do Bayern, Jan-Christian Dreesen, admitiu que as negociações prolongaram-se e foram complicadas.

Vai ou não vai?

Este foi também um processo caricato, relata a Sky.

Na sexta-feira, logo às 7h da manhã, Harry Kane foi para o aeroporto para depois viajar para Munique – mas, à chegada, recebeu um telefonema: era para voltar para trás.

Afinal, o acordo ainda não estava finalizado e o Bayern preferia que o jogador não viajasse naquele instante. O Tottenham queria fazer alterações de última hora.

Correram rumores que o internacional inglês ficou dentro de um carro, à porta do aeroporto, à espera de saber o que fazer.

Foi para uma casa de familiares perto do aeroporto, à espera de novidades. A meio da tarde, recebeu a indicação do Bayern: podia ir para o aeroporto (outra vez).

Na viagem, apanhou trânsito e a partida do voo foi adiada. Ao fim da tarde, chegou a Munique.

Números incríveis…

Harry Kane tem 30 anos. E estava no Tottenham há quase 20 anos, desde criança.

Enquanto sénior, ainda passou por empréstimos e Leyton Orient, Millwall, Norwich e Leicester nas três primeiras épocas.

Mas a partir de 2014, e ao longo de quase uma década, foi sempre a facturar em Londres.

Para se ter uma noção, em nove anos a pior época de Kane foi quando marcou 24 golos. A pior. De resto, foram golos atrás de golos, com o máximo de 41 em 2017/18 e com uma época 2020/21 com incríveis 33 golos e 17 assistências.

Ao todo, 280 golos pelo Tottenham. Uma média de 28 golos por época (começou a jogar regularmente pela equipa de Londres em 2013).

Além disso, há outros números extraordinários pela selecção inglesa: 58 golos e melhor marcador no Mundial 2018.

…e zero títulos

Apesar de tantos números raros, de ser um dos melhores avançados do mundo, de estar sempre numa liga de topo e apesar de ser indiscutível (e capitão) na selecção inglesa, Harry Kane tem… zero títulos.

Nunca conquistou qualquer troféu. Nem pelo Tottenham, nem pela Inglaterra. Esteve perto na Liga dos Campeões em 2019 e no Euro 2020. Mas nada.

Aos 30 anos, neste sábado foi apresentado como jogador do Bayern de manhã e jogou à noite, na Supertaça com o Leipzig. Primeiro troféu? Não. Derrota por 3-0.

“Tenho pena do Karry Kane, provavelmente ele pensa que não treinamos há um mês”, disse o treinador do Bayern Munique, Thomas Tuchel, depois do jogo.

Já agora, o Tottenham empatou neste domingo (2-2) no terreno do Brentford, no primeiro jogo pós-império Kane.

O avançado diz que esta saída do Tottenham “não é um adeus porque nunca se sabe como será o futuro”:

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.