Justiça reconhece erro após concluir que jovem tinha sido pai aos 5 anos

O Tribunal de Família e Menores de Gondomar reconheceu que a Justiça se enganou no caso de um jovem de 22 anos que se viu, subitamente, com uma filha de 16 anos devido a um erro da Segurança Social.

José Morais, de 22 anos, não queria acreditar quando o Tribunal o informou que era pai de uma menor que agora tem 16 anos. Para ser o pai da criança, ela teria que ter sido concebida quando ele tinha 5 anos de idade, o que seria “humanamente impossível”, como constata o pai de José Morais no Correio da Manhã (CM).

O certo é que o erro ainda levou à retirada de dinheiro do salário de José Morais, para pagar a pensão de alimentos da suposta filha. Mas a justiça devolve-lhe, agora, esse valor, reconhecendo a injustiça cometida.

O engano começou quando a menor tinha 14 anos e José Morais ia nos 19. Quando foi notificado do processo de regulação de responsabilidades parentais pelo Tribunal de Família e Menores de Gondomar, José Morais foi comprovar que não poderia ser o pai da menor. Foi informado de que teria sido um “erro judicial”, como aponta o CM.

O engano terá sido originado na Segurança Social (SS) do Porto, após um pedido de informação do Tribunal de Viseu, distrito onde vive o verdadeiro pai da criança.

A SS terá identificado “um número de contribuinte diferente daquele que constava no processo”, ou seja, o número de José Morais. E, apesar de o verdadeiro pai da criança se chamar João, o caso prosseguiu.

A partir daí, recebeu várias notificações do Tribunal, nomeadamente para pagar 1050 euros relativos à “falta de pagamento de pensão de alimentos de Julho a Dezembro de 2018 e Janeiro a Setembro de 2019, relativos à filha menor”, como cita o CM.

Finalmente, o “tormento” chega ao fim com o erro desfeito, como destaca o pai de José Morais. “Eu fui avô por umas horas”, salienta Domingos Morais em declarações ao CM. “O meu filho não foi pai com cinco anos! Era humanamente impossível”, desabafa.

José Morais, por seu lado, lamenta os “problemas” que o caso lhe provocou, nomeadamente junto da entidade patronal que foi informada dos descontos para a pensão de alimentos. “Eu disse que não tenho filhos no emprego e agora acham que sou mentiroso”, queixa-se no CM.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A incompetência e a estupidez estão mais uma vez presentes no funcionalismo público tuga que custa horrores e apresenta serviços medíocres e neste caso os funcionários deviam ter sido despedidos e os organismo públicos serem obrigados a pagar no mínimo 20.000 € ao José Morais.

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …