Justiça reconhece erro após concluir que jovem tinha sido pai aos 5 anos

O Tribunal de Família e Menores de Gondomar reconheceu que a Justiça se enganou no caso de um jovem de 22 anos que se viu, subitamente, com uma filha de 16 anos devido a um erro da Segurança Social.

José Morais, de 22 anos, não queria acreditar quando o Tribunal o informou que era pai de uma menor que agora tem 16 anos. Para ser o pai da criança, ela teria que ter sido concebida quando ele tinha 5 anos de idade, o que seria “humanamente impossível”, como constata o pai de José Morais no Correio da Manhã (CM).

O certo é que o erro ainda levou à retirada de dinheiro do salário de José Morais, para pagar a pensão de alimentos da suposta filha. Mas a justiça devolve-lhe, agora, esse valor, reconhecendo a injustiça cometida.

O engano começou quando a menor tinha 14 anos e José Morais ia nos 19. Quando foi notificado do processo de regulação de responsabilidades parentais pelo Tribunal de Família e Menores de Gondomar, José Morais foi comprovar que não poderia ser o pai da menor. Foi informado de que teria sido um “erro judicial”, como aponta o CM.

O engano terá sido originado na Segurança Social (SS) do Porto, após um pedido de informação do Tribunal de Viseu, distrito onde vive o verdadeiro pai da criança.

A SS terá identificado “um número de contribuinte diferente daquele que constava no processo”, ou seja, o número de José Morais. E, apesar de o verdadeiro pai da criança se chamar João, o caso prosseguiu.

A partir daí, recebeu várias notificações do Tribunal, nomeadamente para pagar 1050 euros relativos à “falta de pagamento de pensão de alimentos de Julho a Dezembro de 2018 e Janeiro a Setembro de 2019, relativos à filha menor”, como cita o CM.

Finalmente, o “tormento” chega ao fim com o erro desfeito, como destaca o pai de José Morais. “Eu fui avô por umas horas”, salienta Domingos Morais em declarações ao CM. “O meu filho não foi pai com cinco anos! Era humanamente impossível”, desabafa.

José Morais, por seu lado, lamenta os “problemas” que o caso lhe provocou, nomeadamente junto da entidade patronal que foi informada dos descontos para a pensão de alimentos. “Eu disse que não tenho filhos no emprego e agora acham que sou mentiroso”, queixa-se no CM.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A incompetência e a estupidez estão mais uma vez presentes no funcionalismo público tuga que custa horrores e apresenta serviços medíocres e neste caso os funcionários deviam ter sido despedidos e os organismo públicos serem obrigados a pagar no mínimo 20.000 € ao José Morais.

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …