Lula impedido de sair do país, passaporte apreendido por “risco de fuga”

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O antigo presidente do Brasil está proibido de sair do país. Um juiz federal de Brasília ordenou, esta quinta-feira, a retirada do passaporte a Lula da Silva, que foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção.

O juiz Ricardo Leite, juiz federal de Brasília, determinou esta quinta-feira a apreensão do passaporte do ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, sob o argumento de risco de fuga. Lula está assim impedido de abandonar o país.

A decisão foi comunicada à Polícia Federal, que tem a responsabilidade de controlar os aeroportos, e foi tomada algumas horas antes da viagem do antigo chefe de estado à Etiópia para participar numa conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

“O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, comunicou por telefone na noite desta quinta-feira ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, a decisão da Justiça Federal de impedir que o ex-Presidente saia do país“, refere o Ministério da Justiça brasileiro em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o ministro terá pedido ao diretor da Polícia Federal que informasse Lula da Silva da decisão na sua residência, de modo a evitar situações embaraçosas.

A ordem de retenção do passaporte foi emitida pelo juiz que está a investigar as acusações contra o antigo presidente do Brasil por suposto tráfico de influências no processo que culminou com a decisão do Governo brasileiro de adquirir 36 bombardeiros da empresa sueca Saab.

Este é um dos sete processos judiciais que Lula enfrenta, na sua maioria por alegados casos de corrupção, tendo sido condenado na quarta-feira em segunda instância em um desses processos. A sua pena aumentou para 12 anos e um mês de prisão.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • tambem voto a favor…. farinha do mesmo saco e pior que isso…. membros da mesma quadrilha… esqueceu a glaisi, o ortega, o evo, o correa……toda a trupe do internacional imperialismo.

  1. recebi uma postagem no watsap mostrando o passaporte que lula que entregou na PF…..
    uma garrafa de passport… vazia claro!!!! foi a glaisi que lhe deu a dica…..

RESPONDER

Morreu a primeira mulher portuguesa a integrar um Governo

Maria Teresa Cárcomo Lobo foi nomeada subsecretária de Estado da Saúde em agosto de 1970 por Marcelo Caetano. Morreu este mês no Rio de Janeiro, no Brasil, aos 89 anos. A notícia da morte de Maria …

Putin, o espião soviético, tinha cartão de identificação da secreta alemã

Quando era membro do KGB, o Presidente russo estava colocado em Dresden, na Alemanha. Agora, descobriu-se nos arquivos que tinha também identidade da Stasi. Foi encontrado nos arquivos da polícia secreta, em Dresden, um cartão de …

Ataque em Estrasburgo. Número de vítimas mortais sobe para quatro

Um dos feridos do atentado de terça-feira em Estrasburgo morreu esta sexta-feira, elevando para quatro o número total de vítimas mortais, anunciou a Procuradoria de Paris. Duas pessoas morreram no próprio dia do ataque, depois de …

Preço do pão pode aumentar no próximo ano

O preço do pão poderá subir em 2019, acompanhando o aumento do salário mínimo e do valor da matéria-prima, disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares do …

Auditorias sobre fogos de 2017 ainda não estão prontas

Quase um ano e meio depois dos incêndios que assolaram o país em 2017, as inspeções e processos disciplinares destinados a apurar responsabilidades que correm na Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) não estão ainda …

PJ detém suspeito de 160 crimes informáticos por tentar clonar cartões multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de 160 crimes de burla informática e associação criminosa por ter instalado dispositivos em máquinas multibanco para capturar dados das bandas magnéticas e códigos de acesso para …

Falhas do piloto na origem da queda de avioneta na praia da Caparica

Falhas na gestão da emergência e quebra de procedimentos pelo piloto instrutor levaram à aterragem do Cessna 152 numa praia da Costa de Caparica, Almada, em agosto de 2017, causando a morte a duas pessoas, …

Greve do Metro do Porto desconvocada após acordo

A greve na Metro do Porto, marcada para os dias 17 e 31 de dezembro, foi desconvocada depois de a empresa ter chegado a acordo com o Sindicato dos Maquinistas de Caminho-de-Ferro. A greve dos profissionais …

Parlamento aprova benefícios fiscais para arrendamento de longa duração

O parlamento aprovou esta quinta-feira, na generalidade, quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento, destacando-se a atribuição de benefícios fiscais a contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão …

Moção de censura contra governo francês foi rejeitada

A Assembleia Nacional francesa rejeitou a moção de censura das esquerdas contra o governo de Édouard Philippe, pela gestão da crise dos "coletes amarelos", votada apenas por 70 deputados. Com esta moção, os três grupos de …