Caixa: afinal, a subida dos juros nos depósitos é só para alguns

3

Joehawkins / Wikimedia

Caixa Geral de Depósitos

Clientes das “contas-pacote” são beneficiados no banco público. Certificados de aforro atingem recorde.

Os juros nos depósitos estavam paralisados há muito tempo, nos bancos portugueses, mas a “sirene” foi ligada nos maiores bancos, nos últimos dias.

A Caixa Geral de Depósitos foi um dos grandes bancos a anunciar aumento na remuneração das poupanças aos clientes.

As novas ofertas já estão disponíveis (Depósito Caixa Selecção e Poupança Aforro) desde esta quinta-feira, mas essas novas propostas não são para todos, avisa o jornal Público.

A subida nos juros dos depósitos aplica-se apenas aos depósitos mais baixos, ou para quem tem “contas-pacote”.

As contas-pacote são produtos um pouco mais caros, com um custo mensal fixo, nos quais o cliente compra outros serviços além do depósito normal.

O Caixa Selecção só está disponível para depósitos até 10 mil euros, com mínimo de 500 euros. É o produto que apresenta uma taxa de juro bruto mais elevada: 2,1% bruta.

Mas só podem aceder a este tipo de depósito os clientes que tiverem uma destas contas-pacote: Conta Caixa M, L, Caixa Azul, ou Caixa Platinum. Quem não tiver conta-pacote terá juro bruto de 0,1% no seu depósito.

O Poupança Aforro está disponível para todos os clientes da Caixa Geral de Depósitos. A diferença (bem grande) está na taxa de juro: 0,30% nos primeiros seis meses e cresce depois de seis em seis meses, até ao máximo de 1%. A taxa média é 0,638%. O montante mínimo continua a ser 500 euros mas o máximo sobe para os 50 mil euros.

Ou seja, chama-se “aforro” mas fica distante da taxa 3,4% dos certificados de aforro em Portugal.

A Caixa Geral de Depósitos seguiu o exemplo de bancos pequenos e do Santander, anunciando subidas nos juros nos depósitos.

Recorde nos certificados

Esses certificados de aforro atingiram um recorde, destaca também o Público.

No mês passado havia cerca de 22.5 mil milhões de euros. É o valor mais alto desde 1998. Ou, por outras palavras, é o valor mais alto de sempre – desde que há contabilidade do Banco de Portugal.

No mês anterior, Dezembro de 2022, havia cerca de 19.6 mil milhões de euros em certificados de aforro. É uma subida considerável de 12,9%.

E, se compararmos com os valores de Janeiro de 2022, no período de um ano o valor praticamente duplicou: era 12.5 mil milhões há um ano.

ZAP //

3 Comments

  1. O “pagode” que tem poupanças nos bancos, o que deve fazer é comprar Certificados de Aforro. Os bancos têm andado a gozar com o pagode, porque o pagode é estúpido, mantendo o seu dinheiro em instituições que não passam de espoliadores. A taxa de juro dos certificados é de 3,5%.Pergunte ao seu banco quanto é que lhe lhe está a pagar pela sua poupança e compare com aquilo que cobra quando concede empréstimos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.