BCE mantém taxas de juro

1

Lewis Joly/EPA

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu

A taxa de depósitos permanece em 4%, mesmo assim o nível mais alto registado desde o lançamento da moeda única em 1999.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que deixou as taxas de juro inalteradas, tal como na última reunião do Conselho de Governadores.

Esta é a segunda pausa consecutiva depois de 10 subidas das taxas de juro (que começaram em julho de 2022), já que a inflação dá sinais de abrandar.

A taxa de depósitos permanece em 4%, o nível mais alto registado desde o lançamento da moeda única em 1999, enquanto a principal taxa de juro de refinanciamento fica em 4,5% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 4,75%.

No comunicado da última reunião, em outubro, o BCE tinha avisado que a inflação ainda deverá permanecer “demasiado elevada durante demasiado tempo e as pressões internas sobre os preços permanecem fortes”.

“Os anteriores aumentos das taxas de juro do Conselho do BCE continuam a ser transmitidos vigorosamente às condições de financiamento. Isso está a atenuar cada vez mais a procura e, portanto, ajuda a reduzir a inflação”, lê-se no documento.

A ideia do BCE é fazer que a inflação volte aos 2%.

Os analistas prevêem que o primeiro corte nas taxas de juro do BCE seja anunciado só daqui a um ano, no último trimestre de 2024.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Cada vez mais caduca e continua a mandar na vida de todos nós!!!
    Parece que todos se esquecem de como foi a sua ascenção ao FMI e, por aí em diante…
    Entreguem o destino da UE à Máfia Napolitana, é mais seguro para todos nós!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.