/

Juno tirou a primeira fotografia da órbita de Júpiter

NASA

Júpiter e as suas luas Io, Europa e Ganimedes

A NASA divulgou esta terça-feira a primeira imagem enviada pela sonda espacial americana Juno desde que entrou na órbita de Júpter.

“A primeira imagem enviada pela sonda Juno a partir da órbita de Júpiter”, indica a NASA divulgado no Twitter.

A foto foi tirada em 10 de julho pela JunoCam, quando a sonda ficou a uma distância de 4,3 milhões de quilómetros de Júpiter.

“Esta imagem da JunoCam indica que sobreviveu a sua primeira passagem pelo ambiente extremamente radioativo de Júpiter sem nenhum tipo de degradação”, comemorou Scott Bolton, investigador do Southwest Research Institute.

Na imagem, são visíveis formações atmosféricas no planeta, incluindo a Grande Mancha Vermelha – a maior tempestade existente no Sistema Solar, cujas dimensões são equivalentes a pelo menos dois planetas Terra -, bem como três dos quatro maiores satélites do planeta: Io, Europa e Ganimedes.

“As primeiras imagens do planeta com alta resolução serão tiradas a 27 de agosto, quando a Juno passar perto de Júpiter”, promete Candy Hansen, investigadora envolvida no projeto da sonda, em comunicado.

Com a aproximação gradual de Juno da atmosfera de Júpiter, poderemos vir a ter imagens aproximadas das suas intrigantes nuvens coloridas.

Uma das imagens mais aguardadas serão os detalhes da Grande Mancha Vermelha. Espera-se que novas imagens sejam registadas com qualidade cada vez melhor, tal como aconteceu com a sonda New Horizons em Plutão.

A sonda Juno foi lançada ao espaço em agosto de 2011. Na madrugada de 5 de julho deste ano, quase cinco anos depois, entrou na órbita do gigante gasoso, onde permanecerá até 20 de fevereiro de 2018. Cada volta da sonda à volta de Júpiter leva 53 dias.

ABr / CT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.