A sonda que, esta terça-feira, entrou com sucesso na órbita de Júpiter levou consigo três passageiros especiais: o astrónomo Galileo, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno.
Quando a sonda Juno chegou a Júpiter, na madrugada desta terça-feira, ninguém sabia que levava consigo três pequeninos mas importantes passageiros.
Como escreve o The Verge, o astrónomo Galileo Galilei, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno também estavam a bordo. Não de forma literal claro, mas representados em figuras da LEGO.
Os três passageiros têm o tamanho habitual dos bonecos da marca, cerca de quatro centímetros, mas foram feitos com uma liga de alumínio especial para resistir à viagem.
“Eles passaram por vários testes para termos a certeza de que se encaixam na nossa nave, tal como todos os outros instrumentos que temos por lá”, explica Scott Bolton, o líder desta missão.
Os bonecos foram colocados na nave, movida a energia solar, para representar a parceria entre a LEGO e a agência espacial norte-americana, conhecida por “Bricks in Space”.
Segundo a NASA, o objetivo é inspirar crianças de todo o mundo a ganharem gosto não só pela ciência mas também pela tecnologia, engenharia e o campo das matemáticas.
Cada uma das figuras representa a relação humana com aquele que é o maior planeta do sistema solar. Por exemplo, o astrónomo italiano, que descobriu as maiores luas de Júpiter em 1610 – as Luas de Galileu – leva consigo um telescópio e um globo.
Por seu lado, o deus romano transporta o já esperado relâmpago e a sua esposa uma lupa que simboliza a procura pela verdade.
Além das figuras da LEGO, a nave espacial também transporta uma placa em honra de Galileo, com um retrato do cientista e uma passagem das suas notas relativas à descoberta das luas.
A nave, um observatório espacial não tripulado e movido a energia solar, entrou com sucesso na órbita de Júpiter durante uma manobra com a duração de 35 minutos, cinco anos depois de ter iniciado a sua viagem rumo ao planeta.
A NASA espera com esta missão perceber as origens e a evolução do chamado planeta “rei” do sistema solar.
ZAP