Juno não chegou sozinha a Júpiter. Levou consigo três figuras da LEGO

A sonda que, esta terça-feira, entrou com sucesso na órbita de Júpiter levou consigo três passageiros especiais: o astrónomo Galileo, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno.

Quando a sonda Juno chegou a Júpiter, na madrugada desta terça-feira, ninguém sabia que levava consigo três pequeninos mas importantes passageiros.

Como escreve o The Verge, o astrónomo Galileo Galilei, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno também estavam a bordo. Não de forma literal claro, mas representados em figuras da LEGO.

Os três passageiros têm o tamanho habitual dos bonecos da marca, cerca de quatro centímetros, mas foram feitos com uma liga de alumínio especial para resistir à viagem.

“Eles passaram por vários testes para termos a certeza de que se encaixam na nossa nave, tal como todos os outros instrumentos que temos por lá”, explica Scott Bolton, o líder desta missão.

 

Os bonecos foram colocados na nave, movida a energia solar, para representar a parceria entre a LEGO e a agência espacial norte-americana, conhecida por “Bricks in Space”.

Segundo a NASA, o objetivo é inspirar crianças de todo o mundo a ganharem gosto não só pela ciência mas também pela tecnologia, engenharia e o campo das matemáticas.

Cada uma das figuras representa a relação humana com aquele que é o maior planeta do sistema solar. Por exemplo, o astrónomo italiano, que descobriu as maiores luas de Júpiter em 1610 – as Luas de Galileu – leva consigo um telescópio e um globo.

Por seu lado, o deus romano transporta o já esperado relâmpago e a sua esposa uma lupa que simboliza a procura pela verdade.

Além das figuras da LEGO, a nave espacial também transporta uma placa em honra de Galileo, com um retrato do cientista e uma passagem das suas notas relativas à descoberta das luas.

A nave, um observatório espacial não tripulado e movido a energia solar, entrou com sucesso na órbita de Júpiter durante uma manobra com a duração de 35 minutos, cinco anos depois de ter iniciado a sua viagem rumo ao planeta.

A NASA espera com esta missão perceber as origens e a evolução do chamado planeta “rei” do sistema solar.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …