/

Juno não chegou sozinha a Júpiter. Levou consigo três figuras da LEGO

A sonda que, esta terça-feira, entrou com sucesso na órbita de Júpiter levou consigo três passageiros especiais: o astrónomo Galileo, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno.

Quando a sonda Juno chegou a Júpiter, na madrugada desta terça-feira, ninguém sabia que levava consigo três pequeninos mas importantes passageiros.

Como escreve o The Verge, o astrónomo Galileo Galilei, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno também estavam a bordo. Não de forma literal claro, mas representados em figuras da LEGO.

Os três passageiros têm o tamanho habitual dos bonecos da marca, cerca de quatro centímetros, mas foram feitos com uma liga de alumínio especial para resistir à viagem.

“Eles passaram por vários testes para termos a certeza de que se encaixam na nossa nave, tal como todos os outros instrumentos que temos por lá”, explica Scott Bolton, o líder desta missão.

 

Os bonecos foram colocados na nave, movida a energia solar, para representar a parceria entre a LEGO e a agência espacial norte-americana, conhecida por “Bricks in Space”.

Segundo a NASA, o objetivo é inspirar crianças de todo o mundo a ganharem gosto não só pela ciência mas também pela tecnologia, engenharia e o campo das matemáticas.

Cada uma das figuras representa a relação humana com aquele que é o maior planeta do sistema solar. Por exemplo, o astrónomo italiano, que descobriu as maiores luas de Júpiter em 1610 – as Luas de Galileu – leva consigo um telescópio e um globo.

Por seu lado, o deus romano transporta o já esperado relâmpago e a sua esposa uma lupa que simboliza a procura pela verdade.

Além das figuras da LEGO, a nave espacial também transporta uma placa em honra de Galileo, com um retrato do cientista e uma passagem das suas notas relativas à descoberta das luas.

A nave, um observatório espacial não tripulado e movido a energia solar, entrou com sucesso na órbita de Júpiter durante uma manobra com a duração de 35 minutos, cinco anos depois de ter iniciado a sua viagem rumo ao planeta.

A NASA espera com esta missão perceber as origens e a evolução do chamado planeta “rei” do sistema solar.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.