Julgar os outros pelos quadros ou pelas fotografias que têm em casa? Há mais pessoas assim do que provavelmente pensava.
Julgamos as outras pessoas por muitos factores: familiares e amigos mais próximos, roupa que vestem, cor do cabelo, partido político, o clube que seguem, ou a igreja onde entram.
Entre muitos outros factores está o que as pessoas têm nas paredes de sua casa.
Um estudo da Epson revela que quase um terço (31%) das pessoas admite julgar os amigos e vizinhos pelas obras de arte e imagens com que decoram as suas paredes.
É um julgamento secreto, não é partilhado, mas fica lá a ideia na cabeça.
Ainda olhando para as paredes, 45% dos inquiridos dizem que ter fotografias actualizadas de amigos e familiares melhora o ambiente geral e a personalidade das suas casas.
No entanto, a parte da actualização tem sido esquecida por muita gente: 21% das pessoas não actualizam as fotos nas paredes há mais de 5 anos e muitas têm nas paredes imagens com mais de 20 anos.
Aliás, 26% dos participantes no estudo passou a ignorar completamente a decoração das paredes.
Em alguns casos (15%), só se mudam as fotografias quando algo importante acontece – casamento, nascimento, falecimento. A percentagem aumenta (22%) nas casas em que se mudam as imagens quando se muda a decoração.
82% dos inquiridos ficam mais felizes ao ver fotografias de familiares e amigo e 28% vêm nas fotos das paredes uma forma de melhorar instantaneamente o seu estado de espírito.