Julga as pessoas pelas expressões faciais? Pode sofrer de “face-ismo”

Todos conseguimos fazer avaliações rápidas sobre a competência de cada pessoa com base na sua expressão facial. Fazemos isto recorrentemente. Mas tal pode dar mau resultado.

Imagine que finalmente conseguiu a entrevista para o emprego dos seus sonhos. Dezenas de candidaturas, dezenas de cartas de rejeição — mas agora sim, tem uma oportunidade para o emprego que realmente queria. Pode apertar a mão à pessoa que vai decidir o seu futuro ou beber um copo de água para acalmar os nervos.

Mas o que provavelmente não sabe é que nada disto importa. No segundo em que o seu entrevistador o viu pela primeira vez, decidiu que você parecia tão incompetente que nunca conseguiria este trabalho. Porque infelizmente, eles fazem parte de um subconjunto de pessoas que as novas pesquisas mostram ter uma disposição para julgar traços extremos de personalidade a partir de uma visão rápida do rosto de uma pessoa.

De facto, todos conseguimos tecer um veredicto rápido sobre a competência de cada pessoa com base na sua expressão facial e estrutura. Fazemos isto recorrentemente. Mesmo que sejam pessoas que não conhecemos, teremos traços projetados sobre elas. Fazer julgamentos rápidos sobre o quanto devemos confiar em alguém, quão dominante é provável que seja, ou quão inteligente é, pode ser uma estimativa útil da personalidade.

Mas isto pode também, infelizmente, originar estereótipos — por exemplo, pensar que as pessoas com uma característica física particular devem ser todas não confiáveis.

Investigações recentes de investigadores no Japão sugerem algo mais preocupante: que alguns indivíduos têm a disposição de tirar conclusões drásticas sobre os traços e personalidades de outros com base apenas na aparência facial.

Numa série de estudos online com mais de 300 participantes, Atsunobu Suzuki e colegas encontraram aquilo a que chamam “inferências de traços faciais” (FBTIs). Basicamente, os sujeitos fizeram uma série de julgamentos de personalidade, tendo olhado brevemente para o rosto de alguém. Embora todos façam FBTI até certo ponto, descobriram que algumas pessoas só fazem julgamentos extremos (tanto positivos como negativos). Isto aconteceu mesmo quando a idade, sexo e etnia dos participantes foram controlados.

Imagine ver um certo tipo de rosto, talvez com olhos duros e características masculinas, e imediatamente ter a impressão de que a pessoa é pouco fiável. Ou que alguém com traços mais femininos e olhos maiores é incompetente. Como dizem Suzuki e os seus colegas, isto é, de facto, problemático.

Um dos principais nomes na investigação sobre esta matéria, Alexander Todorov, diz que estes julgamentos rápidos são previsíveis mas geralmente imprecisos. E também sabemos que as primeiras impressões são normalmente difíceis de abanar. Portanto, isto pode significar que as pessoas erradas estão frequentemente a ser contratadas para as vagas de empregos.

Segundo o The Conversation, o que se passa com o preconceito inconsciente é que o indivíduo não se apercebe do que o está a fazer. Esta é uma das razões pelas quais algumas empresas insistem na formação de preconceitos inconscientes (embora algumas pessoas ainda se recusem a fazê-lo). O treino de preconceitos inconscientes não é um remédio para a discriminação, mas mesmo intervenções curtas têm demonstrado que mudam as atitudes das pessoas.

É possível desenhar um treino para preconceitos contra características físicas como raça, sexo e peso. Mas o face-ismo parece ser um estereótipo que cruza as etnias, os sexos e a aparência física.

Ainda assim, talvez apenas tornar alguém consciente de que faz julgamentos de personalidade extremos baseados na aparência facial seja suficiente para puxar o preconceito inconsciente para o consciente. Vamos certamente ter de tentar; caso contrário, poderá ser você mesmo uma vítima do face-ismo no futuro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.