Juízes querem poder ganhar mais do que o primeiro-ministro

Candidatura-Maria-José-Costeira / Facebook

Maria José Costeira, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses quer mudar o actual estatuto dos magistrados para permitir que estes possam ter salários superiores ao do primeiro-ministro.

Actualmente, a Lei determina que os juízes, bem como outros funcionários públicos de chefia, não podem ter ordenados superiores ao do primeiro-ministro – um tecto salarial que, segundo a Associação Sindical dos Juízes Portugueses, deve acabar.

Uma medida que cria “anacronismos” e “não distingue a antiguidade e entre instâncias judiciais”, diz em declarações à TSF a presidente da ASJP, Maria José Costeira.

“Juízes com 10 anos ou 30 anos de serviço têm diferenças de remuneração que não chegam a 200 euros“, destaca, notando que estes “anacronismos têm de ser corrigidos, redefinindo escalões e fazendo uma alteração estrutural no sistema remuneratório”, de modo a poder beneficiar quem tem mais anos de carreira.

Maria José Costeira diz que o atual estatuto está desactualizado e há muito que devia ter sido revisto.

A ASJP vai aprovar em assembleia-geral extraordinária um novo projecto de Estatuto dos Magistrados Judiciais, que será discutido este sábado em Coimbra.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Só brincalhões. Um varredor faria o mesmo trabalho por muito menos dinheiro e como são inimputáveis a responsabilidade era a mesma. Se o juíz tem que ter uma vida digna um polícia também não tem ? Onde é que se justifica que o juís ganhe 5 ou mais vezes que um polícia? Tenham juízo !!!!!

  2. Deviam ter vergonha…, revelam uma ganância, uma imoralidade, um sentido de justiça obsceno. Não admira que com esta mentalidade que os move…, os processos que se atrasem!

  3. É uma notícia muito triste num país onde a precariedade é cada vez maior e o salário mínimo é de 530 euros. Falta um Portugal solidário onde os que mais ganham aceitem não ganhar mais ou ganhar um pouco menos para que aqueles que ganham menos possam ganhar um pouco mais.

  4. A resolução deste problema é simples:
    “Juízes com 10 anos ou 30 anos de serviço têm diferenças de remuneração que não chegam a 200 euros“.
    Desçam o ordenado dos que lá estão à 10 anos e assim a diferença é maior.
    A história é sempre a mesma… Quem mais recebe mais reclama…

  5. E então esses senhores não vêem que para aquilo que fazem já ganham demais!!! , logo, injusto. E são eles profissionais da justiça, mas que justiça?!!!

RESPONDER

Misteriosa supernova sem hidrogénio revela a "agonia" das mortes estelares (e desafia a Astrofísica)

Uma curiosa estrela pré-supernova amarela está a fazer com que os astrofísicos reavaliem o que se sabe sobre a morte das estrelas mais massivas do Universo. No final das suas vidas, estrelas frias e amarelas estão …

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …

O "lago rachado" de Taiwan é famoso nas redes sociais (mas esconde uma realidade sombria)

O Lago Sol Lua já foi um ponto turístico popular de Taiwan. Porém, agora o fundo do lago "rachado" é famoso por um motivo sombrio: uma das piores secas que atingiu a ilha em décadas. O …

Estado ainda tem números de valor acrescentado à margem da lei

Ainda há empresas públicas que usam números de apoio ao cliente de valor acrescentado, apesar de a lei proibir esta situação há mais de um ano. Há mais de um ano que existe legislação que impede …