Juízes querem poder ganhar mais do que o primeiro-ministro

Candidatura-Maria-José-Costeira / Facebook

Maria José Costeira, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses quer mudar o actual estatuto dos magistrados para permitir que estes possam ter salários superiores ao do primeiro-ministro.

Actualmente, a Lei determina que os juízes, bem como outros funcionários públicos de chefia, não podem ter ordenados superiores ao do primeiro-ministro – um tecto salarial que, segundo a Associação Sindical dos Juízes Portugueses, deve acabar.

Uma medida que cria “anacronismos” e “não distingue a antiguidade e entre instâncias judiciais”, diz em declarações à TSF a presidente da ASJP, Maria José Costeira.

“Juízes com 10 anos ou 30 anos de serviço têm diferenças de remuneração que não chegam a 200 euros“, destaca, notando que estes “anacronismos têm de ser corrigidos, redefinindo escalões e fazendo uma alteração estrutural no sistema remuneratório”, de modo a poder beneficiar quem tem mais anos de carreira.

Maria José Costeira diz que o atual estatuto está desactualizado e há muito que devia ter sido revisto.

A ASJP vai aprovar em assembleia-geral extraordinária um novo projecto de Estatuto dos Magistrados Judiciais, que será discutido este sábado em Coimbra.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Só brincalhões. Um varredor faria o mesmo trabalho por muito menos dinheiro e como são inimputáveis a responsabilidade era a mesma. Se o juíz tem que ter uma vida digna um polícia também não tem ? Onde é que se justifica que o juís ganhe 5 ou mais vezes que um polícia? Tenham juízo !!!!!

  2. Deviam ter vergonha…, revelam uma ganância, uma imoralidade, um sentido de justiça obsceno. Não admira que com esta mentalidade que os move…, os processos que se atrasem!

  3. É uma notícia muito triste num país onde a precariedade é cada vez maior e o salário mínimo é de 530 euros. Falta um Portugal solidário onde os que mais ganham aceitem não ganhar mais ou ganhar um pouco menos para que aqueles que ganham menos possam ganhar um pouco mais.

  4. A resolução deste problema é simples:
    “Juízes com 10 anos ou 30 anos de serviço têm diferenças de remuneração que não chegam a 200 euros“.
    Desçam o ordenado dos que lá estão à 10 anos e assim a diferença é maior.
    A história é sempre a mesma… Quem mais recebe mais reclama…

  5. E então esses senhores não vêem que para aquilo que fazem já ganham demais!!! , logo, injusto. E são eles profissionais da justiça, mas que justiça?!!!

RESPONDER

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …