Juízes querem poder ganhar mais do que o primeiro-ministro

Candidatura-Maria-José-Costeira / Facebook

Maria José Costeira, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses quer mudar o actual estatuto dos magistrados para permitir que estes possam ter salários superiores ao do primeiro-ministro.

Actualmente, a Lei determina que os juízes, bem como outros funcionários públicos de chefia, não podem ter ordenados superiores ao do primeiro-ministro – um tecto salarial que, segundo a Associação Sindical dos Juízes Portugueses, deve acabar.

Uma medida que cria “anacronismos” e “não distingue a antiguidade e entre instâncias judiciais”, diz em declarações à TSF a presidente da ASJP, Maria José Costeira.

“Juízes com 10 anos ou 30 anos de serviço têm diferenças de remuneração que não chegam a 200 euros“, destaca, notando que estes “anacronismos têm de ser corrigidos, redefinindo escalões e fazendo uma alteração estrutural no sistema remuneratório”, de modo a poder beneficiar quem tem mais anos de carreira.

Maria José Costeira diz que o atual estatuto está desactualizado e há muito que devia ter sido revisto.

A ASJP vai aprovar em assembleia-geral extraordinária um novo projecto de Estatuto dos Magistrados Judiciais, que será discutido este sábado em Coimbra.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Só brincalhões. Um varredor faria o mesmo trabalho por muito menos dinheiro e como são inimputáveis a responsabilidade era a mesma. Se o juíz tem que ter uma vida digna um polícia também não tem ? Onde é que se justifica que o juís ganhe 5 ou mais vezes que um polícia? Tenham juízo !!!!!

  2. Deviam ter vergonha…, revelam uma ganância, uma imoralidade, um sentido de justiça obsceno. Não admira que com esta mentalidade que os move…, os processos que se atrasem!

  3. É uma notícia muito triste num país onde a precariedade é cada vez maior e o salário mínimo é de 530 euros. Falta um Portugal solidário onde os que mais ganham aceitem não ganhar mais ou ganhar um pouco menos para que aqueles que ganham menos possam ganhar um pouco mais.

  4. A resolução deste problema é simples:
    “Juízes com 10 anos ou 30 anos de serviço têm diferenças de remuneração que não chegam a 200 euros“.
    Desçam o ordenado dos que lá estão à 10 anos e assim a diferença é maior.
    A história é sempre a mesma… Quem mais recebe mais reclama…

  5. E então esses senhores não vêem que para aquilo que fazem já ganham demais!!! , logo, injusto. E são eles profissionais da justiça, mas que justiça?!!!

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …