Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) defende que as penas de prisão deveriam começar a ser cumpridas mais cedo, logo que confirmdas por um tribunal de segunda instância e antes do trânsito em julgado.

A medida, avança o Jornal de Notícias, não impede que arguidos continuem a litigar, nomeadamente com recursos para o Supremo Tribunal de Justiça e para o Tribunal Constitucional.

José Lopes Barata, vice-presidente da associação, sustenta que esta medida seria uma forma de travar expedientes dilatórios usados pelas defesas, que contribuem para o atraso dos processos, nomeadamente no caso de arguidos poderosos e influentes.

“Atualmente, os arguidos com bons recursos e bons advogados conseguem protelar a aplicação das penas, aumentando a carga de trabalho dos tribunais superiores, com meras manobras dilatórias”, justifica João Paula Batalha, presidente da associação Transparência e Integridade.

“Havendo uma confirmação da condenação por um tribunal superior, não se percebe porque é que a pena não começa a ser executada”, reforça José Lopes Barata, da ASJP.

Os magistrados usam o exemplo brasileiro para sustentar os seus argumentos a favor da medida. No Brasil, a lei prevê a execução das penas antes do trânsito em julgado já desde 2016. Aliás, foi graças a essa mudança que a justiça brasileira aplicou a pena de prisão ao ex-presidente Lula da Silva. Há também países ocidentais que preveem esta situação.

Caso esta estivesse em vigor atualmente no nosso país, alguns arguidos do processo “Face Oculta” já estavam presos, como o ex-ministro Armando Vara. O JN salienta que o mesmo aconteceria a Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, que já foi condenado por dois tribunais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que deviam começar a cumprir pena de prisão logo na condenação (em primeira instância)!!
    Assim os juizes teriam mais responsabilidade e os condenados, mais respeito pela justiça!

    • também concordo
      mal sejam julgados é irem logo para a cadeia e depois que recorram da pena
      ha caso em que a justiça é tao lenta que quase o arguido está às portas da morte e nunca cumpriu pena e ainda goza com o sistema. levam anos a dar uma resposta de um recurso e depois se nao gostam, tornam a meter recurso e assim passam quase uns 10 anos
      assim ninguem ficava a rir-se

RESPONDER

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …