Juízes marcam greve para 3 e 4 de outubro. Validação dos resultados eleitorais em risco

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) marcou, esta sexta-feira, uma greve para os dias 3 e 4 de outubro, revelou à agência Lusa a presidente daquela estrutura sindical.

A decisão da paralisação foi decidida, esta sexta-feira, durante uma reunião no Porto da direção da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP).

A presidente do sindicato, Manuela Paupério, disse que a greve vai servir para demonstrar o protesto dos juízes contra o facto de o Governo se “mostrar intransigente” nas negociações para a revisão do estatuto dos magistrados judiciais.

“Não aceitamos que assim seja”, adiantou ainda a responsável.

Em comunicado, a direção da ASJP alega que o “Governo se mantém irredutível e não discute com os juízes o Estatuto na sua integralidade”.

O sindicato justifica ainda a greve dizendo que o Estatuto “continua a negar aos juízes a progressão profissional adequada à dignidade da sua função” e porque “os sucessivos governos continuam a protelar a necessária revalorização do estatuto socioeconómico dos juízes”, que considera ser um “aspeto fundamental para a garantia da sua independência”.

A mesma nota refere ainda que, “não obstante toda a abertura e sentido de responsabilidade demonstrados, o Governo continua a desconsiderar os juízes com o seu ruidoso silêncio“.

Segundo o Diário de Notícias, o facto de a greve estar marcada para 3 e 4 de outubro – os dias a seguir às eleições autárquicas – inviabiliza a validação dos resultados eleitorais que iria ser feita nesses dias e pelos juízes, segundo o que prevê a lei eleitoral autárquica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com greve ou sem greve a justiça é uma lesma . Ninguém na justiça cumpre prazos , o cidadão engole tudo e se reclama ainda leva com um processo em cima . Miséria total esta justiça em Portugal

RESPONDER

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …