Juíza ordena a seropositivo que pare de contaminar os outros

1

Uma juíza da cidade de Seattle, nos Estados Unidos, ordenou que um homem seropositivo pare de contaminar as outras pessoas e se trate.

O homem, identificado apenas como “A.O.“, infectou oito pessoas com VIH nos últimos quatro anos.

As autoridades sanitárias que levaram o caso à Justiça afirmam que não tiveram a intenção de criminalizar a actividade sexual do homem, mas sim de proteger a saúde pública.

Se o homem desrespeitar a decisão, pode ser multado ou até preso.

Aconselhamento

Todos os anos, cerca de 50 mil pessoas são infectadas pelo vírus VIH nos Estados Unidos, de acordo com as estimativas do CDC, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA,

Dos 1,1 milhões de pessoas infectadas, cerca de 16% nem sequer sabem que têm o vírus.

Segundo a BBC A.O. soube que era seropositivo em 2008.

Apesar de ter participado de cinco sessões de aconselhamento sobre o VIH, nas quais foi orientado a praticar sexo seguro, entre 2010 e 2014 A.O. erá contaminado oito pessoas, de acordo com os autos do processo, consultados pela imprensa local.

Numa nota oficial, o departamento de saúde de Seattle diz que, antes deste caso, apenas tinha apresentado queixa contra um outro homem seropositivo – em 1993.

“Não temos a intenção de criminalizar o comportamento sexual”, disse Matthew Golden, director de saúde do programa de VIH da cidade ao Seattle Times.

“Estamos a tentar proteger a saúde pública. E estamos a tentar garantir a todos o atendimento que necessitam”, acrecentou Golden. “Inclusivamente à pessoa envolvida neste caso”.

thefactionist / Flickr

16% dos infectados com HIV nem sequer o sabe

16% dos infectados com VIH nem sequer o sabe

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.