Juan Carlos paga 678 mil euros para resolver situação fiscal

Sergio Barrenechea / EPA

O Rei emérito espanhol está atualmente a viver nos Emirados Árabes Unidos. Em causa estará o uso de cartões de crédito de contas que não estavam no seu nome, um caso que está sob investigação.

O Rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, viu-se envolvido em vários escândalos financeiros nos últimos tempos, e agora vai ter de pagar 678 393,72 euros para liquidar uma dívida e regularizar a sua situação fiscal.

O anúncio foi feito num comunicado emitido pelos seus advogados depois de o pai do rei Felipe VI ter entregue voluntariamente uma declaração ao fisco para regularizar a situação. O valor pago inclui juros e encargos.

“De qualquer maneira, o rei emérito continua, como sempre esteve, à disposição do Fisco para qualquer trâmite ou atuação que considere oportunos”, segundo o comunicado, citado pelos media espanhóis.

Juan Carlos, que abdicou em 2014 a favor do filho, vive atualmente nos Emirados Árabes Unidos.

No domingo, o jornal El País tinha dito que a declaração voluntária tinha sido entregue e que a dívida estava relacionada com uma investigação em andamento sobre corrupção com uso de cartão de crédito. A investigação legal foi confirmada no mês passado pelo procurador-geral espanhol.

Fontes judiciais disseram à AFP que estavam a investigar se o ex-rei (e alguns familiares) usava cartões vinculados a contas não registadas em seu nome, o que poderia constituir um possível crime de lavagem de dinheiro.

De acordo com essas fontes, fundos depositados em várias contas espanholas controladas por uma empresa mexicana e um oficial da Força Aérea espanhola estão sob investigação para saber se o monarca teve acesso a elas.

Em novembro, a Procuradoria Anticorrupção espanhola revelou estar a investigar desde o final de 2019 Juan Carlos, a rainha Sofia e outros familiares pelo uso de cartões de crédito cujos fundos são provenientes do estrangeiro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. DA PENINSULA AOS EMIRADOS (EMIRATES) – Viver em palácio medieval, sem vistas para o Éden, não dá, mas, não dá mesmo. A vida torna–se enfastiante e sem rumo; o melhor será a luxuriante e escaldante vida nas paradisíacas terras das Arábias, onde, as sombras das tamareiras ao lado de belas odaliscas inspiram as divindades. E a Espanha que se dane!!! Muito bem , D. Juan Carlos I , primeiro e único e emérito Rei da Espanha. Afinal, Vós descendeis de Louis XV, Vós carregais nas veias o sangue azul dos Bourbon e porque não gostar de belas cortesãs ?! . O destino ? Ah ! é segredo. ´ ´´E o que pensa joaoluizgondimaguiar — [email protected]

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …