Jovens portugueses já bebem tanto como os nórdicos

andrew_bro / Flickr

Há jovens que começam a beber muito cedo e com padrões de consumo problemáticos

Há jovens que começam a beber muito cedo e com padrões de consumo problemáticos

Os jovens portugueses estão a adquirir padrões de consumo equivalentes aos dos nórdicos, situação que pode ser associada ao facto de as bebidas serem cada vez mais baratas e de fácil acesso.

De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia Augusto Pinto, em entrevista ao Diário de Notícias, os jovens portugueses estão cada vez mais a adquirir “modelos próximos dos nórdicos”, ou seja, um consumo de grandes quantidades na mesma ocasião.

Cerveja e bebidas espirituosas são as principais escolhas dos jovens nos dias que correm quando se trata de beber. Para o presidente da SPA, a acessibilidade e o preço das bebidas são dois dos principais motivos que podem explicar este problema.

“As festividades académicas, promovidas pelas cervejeiras, prologam-se cada vez mais dias e até às seis da manhã, os bares dirigem festas às mulheres e dedicam noites a bebidas destiladas. Também há litradas, bebidas vendidas a metro e outras promoções”, destaca Augusto Pinto.

Para o responsável, é preocupante que nas festas académicas “o preço das bebidas alcoólicas, nomeadamente da cerveja” seja “francamente mais baixo do que o da água”.

Também as praxes são cada vez mais associadas ao consumo desregrado de álcool. Recorde-se que, em setembro passado, no seguimento de uma praxe académica em Faro, uma caloira deu entrada nas urgências em coma alcoólico.

Esta situação pode vir a tornar-se mais grave do que nos países nórdicos, com Portugal a atingir já um dos maiores consumos de álcool per capita a nível mundial – 10,8 litros.

Segundo Manuel Cardoso, vice-presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, “os jovens bebem com o objetivo pré-definido de ficarem alegres”.

Além de todas as consequências negativas, as mais relevantes são, sem dúvida, o aparecimento cada vez mais precoce de doenças relacionadas com o álcool como, por exemplo, a cirrose.

De acordo com o vice-presidente do SICAD há, de facto, jovens que começam a “beber muito cedo e com padrões de consumo problemáticos”. “É arrepiante ver cirroses a aparecerem antes dos 30”, lamenta.

Face a este comportamento, são cada vez mais os jovens que procuram ajuda nas associações dos Alcoólicos Anónimos.

“Há muitos que nos procuram e participam nos grupos, sobretudo maiores de 20 anos. Há um ou outro caso mais novo, mas são pontuais”, disse ao DN fonte da associação.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …