Jovens italianos vão receber 500 euros do Governo para gastar em cultura

O Governo italiano decidiu oferecer um bónus de 500 euros a todos os jovens italianos, ou residentes legais no país, que façam 18 anos em 2016.

“Por cada euro destinado à segurança, deve ser investido mais um euro na cultura”, afirmou o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em novembro de 2015, citado pela ABC.

Nessa altura, o governante apresentou um pacote de investimento de dois mil milhões de euros para distribuir entre medidas de combate ao terrorismo e promoção da cultura.

Uma iniciativa destacou-se à partida no discurso de Renzi: oferecer um bónus de 500 euros a quem atingisse a maioridade no ano seguinte.

Agora, a ideia foi finalmente aprovada pelo Parlamento italiano, sendo o próximo dia 15 de setembro o ponto de partida para este projeto.

Todos os jovens italianos, ou residentes legais no país, que façam 18 anos em 2016 vão então receber esta “prenda” do Governo, que espera beneficiar cerca de 575 mil jovens.

O voucher pode ser descarregado através da Internet e pode ser usado em livros, bilhetes de cinema, concertos ou peças de teatro, entradas em museus ou parques nacionais até 31 de dezembro de 2017.

“A iniciativa envia uma mensagem clara aos nossos jovens, lembrando-os de que a comunidade os acolhe quando atingem a maioridade”, afirmou Tommaso Nannicini, subsecretário do Governo italiano, em declarações ao Corriere della Sera, citado pelo jornal espanhol.

“Também lembra quão importante é o consumo cultural, tanto para enriquecimento pessoal como para o fortalecimento da nossa sociaedade”, acrescentou.

No entanto, a iniciativa excluiu o setor da música, algo que não agradou ao presidente da Federação da Indústria Musical de Itália Enzo Mazza, destaca o El Mundo.

Num artigo assinado na versão italiana do Huffington Post, o responsável considera uma “descriminação” do Governo o facto de não se poder usar o voucher para comprar discos e músicas, tanto em formato físico como digital.

Inicialmente, esta ideia do Governo recebeu algumas críticas por ser considerada apenas uma “ação política” e que pretendia apelar ao voto destes jovens que agora já podem ir às urnas.

Apesar disso, a medida foi muito bem recebida pela comunidade jovem do país.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …