Dois adolescentes, que participavam no serviço nacional pré-militar em Israel, encontraram um tesouro de moedas de ouro. O achado data do século IX e está em excelentes condições.
Dois jovens descobriram, em Israel, um tesouro com 425 moedas feitas de ouro puro de 24 quilates e pesavam 845 gramas. O achado data de há 1.100 anos, escreve o DN. O tesouro estava enterrado numa jarra de barro e foi descoberto num sítio arqueológico em Yavne, no centro de Israel.
Robert Kool, especialista da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), disse que as moedas datam do final do século IX. “Com essa quantia, uma pessoa poderia comprar uma casa luxuosa num dos melhores bairros de Fustat, a enorme e rica capital do Egito naquela época”, disse Kool.
Inicialmente, os jovens pensavam que tinham encontrado folhas muito finas enterradas num frasco. “Foi incrível. Cavei no chão e encontrei o que pareciam ser folhas muito finas”, disse Oz Cohen, um dos jovens que encontrou as moedas. “Quando olhei de novo, vi que eram moedas de ouro. Foi realmente emocionante encontrar um tesouro tão especial e antigo”.
As moedas estavam em excelentes condições, “como se tivessem sido enterradas na véspera”, disseram Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad do IAA.
“A pessoa que enterrou este tesouro, há 1100 anos, deve ter esperado recuperá-lo e até prendeu o vaso com um prego para que não se movesse. Só podemos imaginar o que o impediu de voltar para continuar a colecionar este tesouro”, salientaram.