Jovens cientistas russos criam o fato do super-herói bem disposto

Um grupo de jovens cientistas da MISiS, Universidade Nacional russa de Ciência e Tecnologia, desenvolveu um material de nova geração, a ser utilizado nos equipamentos de protecção dos serviços de emergência.

O revolucionário tecido inventado pelas cientistas russas não se incendeia, não congela a temperaturas baixas e protege da radiação eletromagnética nociva.

O tecido é feito de kevlar, o material normalmente usado nos coletes à prova de bala usados pelas formas policiais, e posteriormente coberto por uma liga magnética especial.

O novo material combina duas características à primeira vista incompatíveis: e refractário (resistente a altas temperaturas) e resistente ao frio.

O uso deste material em equipamento de combate ao fogo pode salvar a vida a um bombeiro: mesmo que sujeito a temperaturas até 1200°C, o tecido enruga-se, mas não pega fogo.

Quanto ao frio extremo, o material resiste a temperaturas de até 120°C negativos.

A cor natural do tecido é laranja, o que é o ideal para trabalhar em condições árcticas – pode ver-se ao longe.

Além disso, o material é muito resistente e cria um campo magnético que estimula a actividade física do seu portador. Assim, quem vestir o fato não só ficará protegido, como estará de bom humor.

“Estamos a finalizar o processo de patentear o tecido, e esperamos que no final deste ano, depois dos testes, o material esteja já a ser usado no equipamento dos guardas no Ártico”, diz Vadim Tarasov, professor da MISiS, à Sputnik News.

O tecido foi desenvolvido durante 5 anos por Alexey Afanasiev, Olga Krivolapova, Elena Tarasova, Svetlana Schurenkova e Andrey Ignatov, jovens cientistas da MISiS.

Em 2015, a equipa recebeu um prémio do governo russo na área da ciência e tecnologia para jovens cientistas.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …