Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

(dr) Tohoku University

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico.

O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto da Ilha Minamitorishima, o ponto mais oriental do Japão, detalha a agência Europa Press.

Os cientistas acreditam que este vulcão, que entra na classe dos petit spots, entrou em erupção há menos de 3 milhões de anos devido à subdução mais profunda da Placa do Pacífico no manto da Fossa das Marianas.

Até então, acreditava-se que esta área continha apenas montanhas e ilhas subaquáticas formadas há cerca de 70 a 140 milhões de anos.

“A descoberta deste novo vulcão oferece-nos uma excelente oportunidade para explorar mais esta área e, esperançosamente, revelar um vulcão mais pequeno”, afirmou Naoto Hirano, professor associado que liderou a investigação, citado em comunicado.

“Isto vai dizer-nos mais sobre a verdadeira natureza da astenosfera [zona superior do manto terrestre]”, acrescentou o especialista que vai continuar a explorar a zona na esperança de encontra vulcões semelhantes.

Estes pequenos vulcões são um fenómeno relativamente recente na Terra, explicam os cientistas na mesma nota de imprensa. Tratam-se de pequenos e jovens vulcões que surgem ao longo das fendas existentes na base das placas tectónicas.

À medida que as placas mergulham mais profundamente no mano superior da Terra, criam-se fissuras onde a placa começa a dobrar-se, causando a erupção de pequenos vulcões. O primeiro vulcão deste tipo foi descoberto em 2006 no nordeste do Japão.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada Deep-Sea Research Part I.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …