Jovem torna-se celebridade no Paquistão. Tem 12 anos e quer ser um “líder do mundo”

Um rapaz de 12 anos tornou-se uma celebridade no Paquistão com as suas palestras motivacionais, que têm como principal foco a educação, e já tem milhões de visualizações na rede social YouTube.

Hammad Safi veste-se elegantemente e é um bom orador, mas o seu maior trunfo é a sua idade, escreve esta quinta-feira a agência Efe. “Quando as pessoas me veem dando palestras ficam inspiradas apenas por me ver, por ser tão jovem como sou”, declarou Hammad Safi, o mais novo de seis irmãos e filho de um empresário.

O adolescente tem quase 600.000 inscritos no canal do YouTube, onde alguns dos seus vídeos, em urdu, foram vistos milhões de vezes.

Na rede social Facebook tem mais de dois milhões de seguidores. O adolescente começou a dar palestras motivacionais aos oito anos, depois de se matricular num centro educativo especializado em idiomas e tecnologia, que possui ainda ênfase em oratória.

“Os meus professores motivaram-me e inspiraram-me a trabalhar pelo Paquistão”, disse Hammad Safi, que dá palestras em colégios e universidades em todo o país.

As suas palestras concentram-se principalmente na educação, num país em que 40% dos 207 milhões de habitantes não sabem ler e escrever e 20 milhões de crianças não frequentam a escola. “Acho que o maior problema (no Paquistão) é a educação. Quero inspirar os jovens a estudar, a ter acesso ao conhecimento, à sabedoria”, sublinhou o adolescente, que recebeu a alcunha de “pequeno professor”.

Hammad Safi acredita que há muito “talento” no seu país, mas que os jovens paquistaneses “não conhecem o seu potencial”. Para alcançar esse potencial, o “pequeno professor” aconselha os jovens a lerem biografias de grandes líderes e usarem a Internet e o YouTube para procurarem os ensinamentos de universidades de todo o mundo.

Safi estuda entre 10 a 12 horas por dia

Numa palestra motivacional na sua residência em Islamabad, Hammad Safi exortou as 30 pessoas que o ouviam a terem um comportamento “positivo”, rejeitarem o “medo” e não se assustarem com os desafios. “Seja qual for o objetivo de longo prazo da sua vida, divida-o em metas de curto prazo”, aconselhou. O seu público, entre 11 e 23 anos, seguia as suas palavras com atenção.

Safi explicou aos seus alunos que se levanta todos os dias às cinco da manhã, faz exercícios, reza e depois começa a estudar. O seu dia é regido por um horário de 18 horas, que inclui 10 a 12 horas de estudo. Atualmente, Safi estuda turco, árabe, farsi, chinês e inglês. “Quando tenho tempo livre, jogo críquete, futebol ou videojogos”, declarou ainda.

A fama do “pequeno professor” já cruzou as fronteiras paquistanesas, com visitas a Dubai e Arábia Saudita. Em agosto, planeia realizar eventos na Turquia, onde se encontrará com o Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

As suas ambições também cresceram: “Quero ser um líder do Paquistão e um líder do mundo”, afirmou Hammad Safi.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oh Puto, podes comecar por pedir ao teu presidente para parar de investir no nuclear e usar o dinheiro para a educacao dos outros putos do teu pais.

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …