Jovem torna-se celebridade no Paquistão. Tem 12 anos e quer ser um “líder do mundo”

Um rapaz de 12 anos tornou-se uma celebridade no Paquistão com as suas palestras motivacionais, que têm como principal foco a educação, e já tem milhões de visualizações na rede social YouTube.

Hammad Safi veste-se elegantemente e é um bom orador, mas o seu maior trunfo é a sua idade, escreve esta quinta-feira a agência Efe. “Quando as pessoas me veem dando palestras ficam inspiradas apenas por me ver, por ser tão jovem como sou”, declarou Hammad Safi, o mais novo de seis irmãos e filho de um empresário.

O adolescente tem quase 600.000 inscritos no canal do YouTube, onde alguns dos seus vídeos, em urdu, foram vistos milhões de vezes.

Na rede social Facebook tem mais de dois milhões de seguidores. O adolescente começou a dar palestras motivacionais aos oito anos, depois de se matricular num centro educativo especializado em idiomas e tecnologia, que possui ainda ênfase em oratória.

“Os meus professores motivaram-me e inspiraram-me a trabalhar pelo Paquistão”, disse Hammad Safi, que dá palestras em colégios e universidades em todo o país.

As suas palestras concentram-se principalmente na educação, num país em que 40% dos 207 milhões de habitantes não sabem ler e escrever e 20 milhões de crianças não frequentam a escola. “Acho que o maior problema (no Paquistão) é a educação. Quero inspirar os jovens a estudar, a ter acesso ao conhecimento, à sabedoria”, sublinhou o adolescente, que recebeu a alcunha de “pequeno professor”.

Hammad Safi acredita que há muito “talento” no seu país, mas que os jovens paquistaneses “não conhecem o seu potencial”. Para alcançar esse potencial, o “pequeno professor” aconselha os jovens a lerem biografias de grandes líderes e usarem a Internet e o YouTube para procurarem os ensinamentos de universidades de todo o mundo.

Safi estuda entre 10 a 12 horas por dia

Numa palestra motivacional na sua residência em Islamabad, Hammad Safi exortou as 30 pessoas que o ouviam a terem um comportamento “positivo”, rejeitarem o “medo” e não se assustarem com os desafios. “Seja qual for o objetivo de longo prazo da sua vida, divida-o em metas de curto prazo”, aconselhou. O seu público, entre 11 e 23 anos, seguia as suas palavras com atenção.

Safi explicou aos seus alunos que se levanta todos os dias às cinco da manhã, faz exercícios, reza e depois começa a estudar. O seu dia é regido por um horário de 18 horas, que inclui 10 a 12 horas de estudo. Atualmente, Safi estuda turco, árabe, farsi, chinês e inglês. “Quando tenho tempo livre, jogo críquete, futebol ou videojogos”, declarou ainda.

A fama do “pequeno professor” já cruzou as fronteiras paquistanesas, com visitas a Dubai e Arábia Saudita. Em agosto, planeia realizar eventos na Turquia, onde se encontrará com o Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

As suas ambições também cresceram: “Quero ser um líder do Paquistão e um líder do mundo”, afirmou Hammad Safi.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Oh Puto, podes comecar por pedir ao teu presidente para parar de investir no nuclear e usar o dinheiro para a educacao dos outros putos do teu pais.

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …