Jovem saudita que apareceu em mini-saia em vídeo foi detida

Uma jovem na Arábia Saudita causou uma onda controversa no país: de um lado críticas, do outro apoio. Em questão está um vídeo no qual a jovem aparece de minissaia e top curto em público. A rapariga já foi detida.

Enquanto que alguns utilizadores pediram a prisão da mulher por desrespeitar o código de vestuário local e a chamaram obscena, outros surgiram a apoiar a rapariga, defendendo o direito individual sobre o corpo e a sua coragem.

No vídeo publicado no Snapchat, pode ver-se a jovem a andar por um ponto histórico de Ushaiager, no deserto de Najd. Naquele local, residem muitas das mais conservadoras tribos do país.

A jovem recebeu o incentivo de vários internautas, que exaltaram a coragem e não consideraram o vídeo um crime que deveria acabar em prisão. Alguns apontaram que seria a beleza da jovem a chamar a atenção.

O escritor Ibrahim al-Munayif juntou-se aos utilizadores que viram o vídeo como uma infração e destacou que permitir a quebra de leis levaria o país ao caos: “Assim como nós pedimos às pessoas que respeitem as leis dos países para os quais vão viajar, as pessoas também devem respeitar as leis deste país”, escreveu aos 41 mil seguidores.

A jovem protagonista do vídeo viral garantiu à polícia que as imagens foram partilhadas a partir da sua conta no Twitter sem o seu conhecimento.

Desde 2016 que a polícia religiosa não pode deter pessoas por violação do rigoroso código de conduta moral do país, mas deve reportar os casos detetados às autoridades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.